PUB

Economia

Preço do açúcar cai 50%

A Inspecção Geral das Actividades Económicas revela que o preço do açúcar caiu 50 por cento (%) desde da entrada em funcionamento e fiscalização da lei do grogue que proíbe a sua fabricação através de açúcar refinado.
De acordo com informações obtidas pelo A NAÇÃO, a “grande” procura que existia em torno do açúcar para a produção da bebida destilada levou a que o preço atingisse máximos de 120 escudos/kg.
“Com a entrada da lei que regulamenta a produção do grogue e com a sua fiscalização e com a selagem dos alambiques, a procura (venda) do açúcar já diminuiu drasticamente e em consequência o seu preço também”.
Isso, de acordo com a nota que tivemos acesso, traziam um esforço “maior” para as famílias, o aumento do preço de todos os produtos que levam na sua constituição o açúcar. Para além disso, a IGAE e as autoridades alertavam, para os malefícios para a saúde e gastos “derivados do consumo deste produto em particular têm consumido milhares de contos aos cabo-verdianos”.
Nota-se também, de acordo com o jornal A NAÇÃO, na sua edição 422 de 1 a 7 de Outubro, onde dávamos conta também que, segundo dados das Alfândegas relativamente ao ano 2014, a importação de açúcar diminuiu com a aplicação da lei do grogue, passando de 5523 (primeiro semestre) para 265 toneladas (segundo semestre). CG

PUB

PUB

PUB

To Top