PUB

Economia

Assembleia-geral realiza-se a 16 de Outubro: Paulo Cabral será o novo presidente da AJEC

Paulo Cabral deverá ser eleito no próximo dia 16 de Outubro, em assembleia-geral, o novo presidente da Associação de Jovens Empresários de Cabo Verde (AJEC). O mesmo defende uma gestão “participada” por todos e quer pôr de lado a figura “presidencialista” que geralmente caracterizam as instituições deste género.
Rui Levy, presidente da Mesa da Assembleia-Geral da AJEC, confirmou ao A NAÇÃO que, findo o prazo de candidaturas, apenas deu entrada para encabeçar os novos corpos gerentes da associação, mas descarta que o factor “falta de interesse” esteja por detrás da ausência de mais candidaturas.
“Não falaria de falta de interesse, mas sim na conjugação de esforços para uma lista única que reflita o interesse de todos. Houve um consenso na partilha de ideias, à semelhança do que aconteceu nas eleições anteriores em que também só tivemos uma lista”, disse Levy.
Sendo assim, a lista de Paulo Cabral, que até então ocupava o lugar de vice-presidente na gestão de Paulino Dias, é a única a avançar para as eleições a decorrer na próxima Assembleia-Geral, a acontecer no dia 16 de Outubro.
Ao A NAÇÃO o jovem empresário avançou que um dos grandes desafios da sua equipa será voltar a mobilizar o maior numero possível dos 126 associados que fazem parte da AJEC. “Focar a acção da direcção naquilo que os associados entenderem que é o mais importante e prioritário para o interesse colectivo dos jovens empresários e manter uma relação de proximidade, interactividade com o Governo e as Câmaras Municipais, que seja útil à defesa do interesse da classe empresarial jovem”, explicou.
INDEPENDÊNCIA POLÍTICO-PARTIDÁRIA
Paulo Cabral diz ainda que a sua equipa defende a “independência político-partidária” nos assuntos que dizem respeito à classe e que esse pressuposto “deve ser bandeira duma classe como a nossa”. Outro dos intentos da futura direcção passa pelo objectivo “maior” de fortalecer a classe empresarial jovem “em número, recursos e sucesso”.
A lista é composta por 18 associados dos mais diversos sectores de actividade e pretende “refletir a qualidade e, sobretudo, o potencial dos jovens empresários de Cabo Verde”. O lema desta nova liderança da AJEC será “um por todos, todos por um”, de forma a resolver “no imediato” os principais desafios que os jovens empresários enfrentam.
Por se tratar ainda de uma candidatura recente, o colectivo está, segundo Paulo Cabral, a fazer as devidas “articulações” para ter um “plano de acção concreto”, a ser apresentado depois das eleições e tomada de posse (o que só deverá acontecer no final de Outubro).
Todavia, a equipa avança que vai propor alterações estatutárias, como a redução de mandato para dois anos e a criação de um Conselho Consultivo “que integrará associados e não-associados”, entre eles, “pessoas de perfil e percurso notáveis cujo aconselhamento será útil para nossa organização”.
A nova direcção irá ainda propor a criação de uma Federação empresarial, para reunir as mais representativas associações empresariais do país e da diáspora. “Vamos considerar procurar fora do país os meios de financiamento que demoram a estar disponíveis internamente”, avança o empresário. Paralelamente, a nova equipa quer também passar a ter representantes activos nas outras ilhas, “sendo que, na maioria, já temos associados”, e descentralizar as suas acções.
A nova lista marca o regresso de alguns nomes que já tinham feito parte da AJEC, entre eles Ronnie Maurício, que passa a ser vice-presidente, Neuza Silva e Carla Tavares, mas também com muitas caras novas.
PERFIL
Paulo Cabral, 37 anos, nasceu em São Vicente e formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, possuindo ainda uma formação psico-pedagógica do G.A.P.E. , também dessa universidade, entre outras formações relevantes na área económico empresarial e empreendedorismo. Actualmente, é sócio da PARTNER consultoria e serviços, Lda., empresa que presta assessoria na instalação de empresas em Cabo Verde, tendo ainda sido coordenador da Semana Global de Empreendedorismo Cabo Verde (2013 a 2015).

PUB

PUB

PUB

To Top