PUB

Ambiente

Meteorologia de Cabo Verde alerta para regresso do mau tempo esta terça-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) de Cabo Verde alertou esta segunda-feira para a possibilidade de o mau tempo regressar ao arquipélago esta terça-feira, numa altura em que ainda se contabilizam os estragos da passagem do furacão Fred.
“As previsões de vários modelos atmosféricos indicam que o sistema tropical que se formou sobre o Senegal poderá condicionar o estado do tempo no país, a partir do dia 08, às 12:00 horas”, alertou o INMG cabo-verdiano em comunicado.
O instituto prevê que o mau tempo se faça sentir inicialmente nas ilhas do Sal, Boa Vista e Maio, podendo contudo afetar todo o território.
“Durante a sua evolução, há fortes probabilidades de vir acompanhado de aumento de intensidade do vento, com agravamento do estado do mar e precipitações, que poderão ser fortes na região sul do país”, acrescenta o comunicado.
No início da semana passada, as ilhas cabo-verdianas sofreram os efeitos da passagem do furacão Fred, que deixou 50 famílias desalojadas em todas as ilhas.
Causou também estragos em estradas, aeroportos, infraestruturas portuárias e originou cortes de energias e dificuldades nas comunicações.
As ilhas do Sal e da Boavista foram as mais afetadas pelas chuvas e ventos fortes.
Os aeroportos das ilhas de São Vicente, São Nicolau, Sal e Boavista encerram para operações domésticas e a Agência Marítima e Portuária (AMP) proibiu todos os barcos de sair para o mar.
Durante toda a semana passada, vários membros do Governo estiveram no terreno, em várias ilhas, para contabilizar os estragos causados pelo furacão.
Fonte: Lusa

PUB

PUB

PUB

To Top