PUB

Cultura

Mário Lúcio participa em conferência internacional no Luxemburgo

O ministro da Cultura de Cabo Verde, Mário Lúcio, está de regresso ao Grão-Ducado, desta vez para participar numa conferência internacional sobre a cultura e o desenvolvimento, a ter lugar esta quinta e sexta-feira no centro cultural Trifolion, em Echternach.
A conferência “Cultura e Desenvolvimento: rumo a uma abordagem mais estratégica das políticas culturais nas relações externas da UE”, está enquadrada na presidência luxemburguesa do Conselho da UE e vai abordar, por exemplo, qual o impacto e a contribuição da cultura para a futura implementação das metas de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, cuja adopção está prevista para Outono de 2015.
A contribuição da cultura para as estratégias de desenvolvimento e para a sustentabilidade de projectos de desenvolvimento de outros sectores vão também estar em cima da mesa, assim como os efeitos da interacção entre a cultura e as relações externas da UE.
A conferência vai contar com vários convidados de honra, luxemburgueses e estrangeiros.
O ministro cabo-verdiano Mário Lúcio vai falar sobre a “perspectiva de um país parceiro”, logo após a intervenção do secretário de Estado da Cultura de Portugal, Jorge Barreto Xavier, sobre “a perspectiva de um país da UE”.
As duas intervenções vão ter lugar esta quinta-feira, a seguir à abertura oficial marcada para as 10h no centro cultural Trifolion, em Echternach.
A ministra da Cultura, Maggy Nagel, e o ministro do Desenvolvimento e Cooperação, Romain Schneider, vão presidir a abertura oficial, que contará ainda com a presença da presidente da Comissão da Cultura e da Educação do Parlamento europeu, a portuguesa Sílvia Costa, e diversos especialistas nas áreas da cultura e do desenvolvimento.
Na sexta-feira, às 11h, destaque ainda para uma mesa redonda com a participação do eurodeputado luxemburguês do DP Charles Goerens, do presidente da Comissão dos assuntos europeus e estrangeiros da Câmara dos Deputados, Marc Angel, da directora da plataforma de cooperação das ONG no Luxemburgo, Christine Dahm, entre outros convidados.
Recorde-se que 2015 é também o ano europeu para o desenvolvimento.
Com wort.lu

PUB

PUB

PUB

To Top