PUB

Mundo

Guiné-Bissau: CPLP vai enviar missão para ajudar a encontrar soluções para a crise

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai enviar uma missão a Bissau para ajudar a encontrar uma solução para a crise política naquele país, anunciou hoje na capital guineense o representante especial da organização lusófona.
António Lopes, que falava à saída de um encontro com o primeiro-ministro demitido no passado dia 12 de agosto pelo Presidente da República, José Mário Vaz, acrescentou que a delegação integrará o secretário executivo, Murade Murargy, e o ministro da presidência do conselho de ministros de Timor-Leste, país que atualmente preside à CPLP, Agio Pereira
Apenas falta definir a data da visita, disse.
António Lopes tem estado, nos últimos dias, em contacto “com diversas pessoas, diversos atores políticos” guineenses, no sentido de “perceber melhor” o que se passa “à volta do momento de crise” que afeta a Guiné-Bissau.
O responsável da CPLP promete encontrar-se “logo que possível” com o presidente do Partido da Renovação Social (PRS), Alberto Nambeia, para ouvir o líder do segundo maior partido no Parlamento.
António Lopes realçou que, embora preocupada com a situação, a CPLP não tem uma posição assumida perante a crise guineense, que, disse, deve ser resolvida pelas entidades nacionais, sobretudo pelos políticos.
“A CPLP, enquanto membro da comunidade internacional, está disposta apoiar e a ajudar os atores políticos e o país a encontrar a melhor solução para a crise”, defendeu o diplomata cabo-verdiano.
Do encontro com o líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), o representante da CPLP disse ter escutado as diligências que Domingos Simões Pereira tem estado a encetar para a resolução da crise.

PUB

PUB

PUB

To Top