PUB

Cultura

Baía das Gatas com mais de 60 artistas

É já neste fim-de-semana, 14, 15 e 16 de Agosto, a 31ª edição do Festival Baía das Gatas. Um certame que neste ano de 2015 conta com a actuação de mais de 60 artistas, com forte presença de talentos nacionais.
Na verdade, os artistas cabo-verdianos serão os homenageados desta edição, sob o lema “Nôs artista, nôs orgulho”, do Festival Baía das Gatas 2015, compondo mais de 90 por cento do cartaz apresentado. Um leque variado de talentos nacionais que irão desfilar pelo palco dessa grande festa da música, considerada uma das melhores de Cabo Verde.
Assim, logo amanhã, sexta-feira, a abertura está a cargo da Orquestra Nacional, que antecede a actuação da primeira parte do projecto “Lisbon Street Band” – cerca de 21 artistas de São Vicente, de outras ilhas e da diáspora que deram concertos, aos sábados, na rua de Lisboa, numa iniciativa da Câmara Municipal de São Vicente (CMSV). Nomes como Jennifer Soledad, Nha Kappa, Diva Barros, Morgadinho, Kyra Tavares, Gai, Edson Oliveira, Danny Mariano e tantos outros figuram da lista.
O primeiro dia conta ainda com os shows de Olavo Bilac, artista que vem de Portugal, mas é filho de pais cabo-verdianos. Olavo, que também é o vocalista do grupo Santos & Pecadores, lançou recentemente o projecto a solo “Músicas do meu mundo”, voltado para a lusofonia e que inclusive foi promovido em Cabo Verde com a presença do próprio.
O encerramento do dia 14 fica sob a batuta do Kino Cabral, que actua pela primeira vez a solo no Baía das Gatas, no lugar do grupo Livity que não se conseguiu reunir, conforme informações do vereador da Cultura, Humberto Lélis.
Mais e mais artistas
Na noite de sábado (15), será a vez de Nelson Freitas, o Mr. Magic, abrir o palco para mostrar os seus vários sucessos do mundo do zouk e da kizomba. Segue-lhe o angolano Puto Português, tido como um dos nomes sonantes da nova geração do semba. Conta-se ainda com as actuações de Jorge Aragão, um dos mestres do samba do Brasil, e o grupo de reggae Morgan Heritage, vindo dos Estados Unidos da América.
Na tarde do segundo dia, a comissão organizadora do festival traz uma novidade, com a realização, em parceria com a Associação de Criadores de Cavalos de São Vicente, de uma corrida equestre.
No último dia, domingo, o inicio das actividades está prevista a partir das 17 horas com a presença de um trio de Djs locais, DJ Paulão, DJ Letra e DJ Edson Lopez. Depois cedem lugar no palco ao rapper Kiddye Bonz que tem feito furor entre os mais jovens e ainda a segunda parte do Lisbon Street Band, com mais de 24 artistas. Segue-se ainda a actuação da dupla Ceuzany e Élida Almeida.
Gil Semedo e banda são os escolhidos para encerrar a 31ª edição do festival Baía das Gatas. Esse certame que neste ano está orçado em 30 mil contos, 15 mil suportados pela CMSV e o restante por patrocinadores. LN
 
 
 
 

PUB

PUB

PUB

To Top