PUB

Cultura

“Sodade” é uma das faixas do novo álbum de Emicida

“Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa…” do rapper brasileiro Emicida, um dos álbuns mais aguardados de 2015 já está disponível nas lojas de streaming e, Cabo Verde surge, por duas vezes, bem fincado na faixa “Mufete” e mais presente ainda em “Sodade”.
A faixa número oito do disco foi feita em parceria com a líder do grupo de batucadeiras de Terreiro dos Órgãos, com quem o rapper brasileiro se confraternizou quando esteve em Cabo Verde, em Março deste ano.
“Sodade” é um batuco suave onde se escuta a líder do Terreiro dos Órgãos a lamentar, em crioulo a saudade que se sente de casa (Cabo Verde).
Na música é perceptível a reprodução do som da água do mar e o bater do casco de um navio, através da percussão.
Esta é mais uma marca de Cabo Verde no álbum do Emicida que em Julho divulgou o primeiro vídeo-clip do novo álbum “Mufete” que faz referência também ao país da “sodade” e que foi um tributo ao continente africano.
“Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa…” não é simplesmente um disco de música, mas traz ao de cima um debate sobre o racismo com e a intolerância religiosa no Brasil “Boa Esperança”. O nome desta faixa foi retirado de um dos barcos negreiros que traziam africanos para a América. O álbum ainda é um lembrete para aqueles que teimam em não reconhecer o continente africano, a sua rica história, a sua cultura, na faixa “Mufete”.
Os temas abordados neste novo álbum são o racismo, preconceito e diferenças, palavras que continuam a ser ignoradas por muitas pessoas, mas que Emicida trouxe a baila “de propósito”, como uma chamada de atenção.
O álbum tem 14 faixas musicais: “Mãe”, “8”, “Casa”, “Amoras”, “Mufete”, “Baiana” em parceria com Caetano Veloso, “Passarinhos” com Vanessa da Mata, “Sodade” com grupo de batucadeiras de São Lourenço dos Órgãos, “Chapa”, “Boa Esperança”, “Trabalhadores do Brasil”, “Mandume”, “Madagascar” e “Salve Black, e ficou disponível on-line na sexta-feira, 7, e chegará às lojas de disco em finais de Agosto. CG
 

PUB

PUB

PUB

To Top