PUB

Política

PAICV – São Vicente: Alcides Graça e João do Carmo na lista para as Legislativas

O PAICV em São Vicente acertou os passos para Legislativas de 2016 e colocou tanto Alcides Graça, presidente da Comissão Política Regional (CPR), como João do Carmo, secretário-geral do partido, na lista. O alinhamento ainda não está definido, mas o mais certo é que os quatro primeiros lugares sejam ocupados por Manuel Inocêncio Sousa, João do Carmo, Alcides Graça e Filomena Vieira, respectivamente.
Após trocas azedas de palavras em público e em reuniões, Manuel Inocêncio Sousa, já definido como cabeça de lista por São Vicente, assistiu, na última sexta-feira, a uma reunião “relativamente pacífica” em que os membros da CPR acertaram os nomes para o acompanhar na lista para as legislativas. Dessa lista, fica de fora o actual deputado e membro da CPR Alexandre Novais, assim como Franklin Spencer (ex-PCA da Enapor) ou Emanuel “Memey” St’Aubyn (ex-gestor da Vivo Energy), que chegou a ser dado como o número xxxx, mas cujo nome nem chegou a constar da agenda de discussão feita pela CPR.
No fundo, venceu a tese defendida por Antero Coelho e por outros dirigentes do PAICV de que João do Carmo, apoiante indefectível de Janira  Hopffer Almada na corrida às eleições internas, deveria estar num lugar elegível em São Vicente na lista para as legislativas. Coelho bateu o pé até ao último momento, mesmo porque, como demos conta na edição anterior deste jornal, entendia que seria “inaceitável” a campanha contra João do Carmo por parte de alguns membros da CPR em São Vicente, pois considera que o actual secretário-geral do PAICV é um dos grandes “operacionais” da vitória de JHA em São Vicente.
SÓ OS DO APARELHO
O certo também é que na lista, pelo menos nos lugares elegíveis, não aparecerá nenhuma pessoa que não esteja dentro do aparelho do PAICV. Ao contrário de outros momentos em que o partido chegou a  abrir portas a personalidades como Onésimo Silveira e outras, desta vez as disputas internas entre os mais próximos de Alcides Graça e os que estão do lado de Manuel Inocêncio Sousa e João do Carmo fizeram com que o bolo fosse mais ou menos repartido ao meio, para evitar rachas num círculo importante onde são eleitos 11 dos 72 deputados à Assembleia Nacional (AN).
Alcides Graça nem estava tanto nas cogitações para as legislativas, já que nunca escondeu que o seu desejo é candidatar-se à Câmara Municipal de São Vicente, com o apoio do PAICV. Mas diante da inevitável presença de João do Carmo, optou por entrar também ele na corrida para as eleições à AN para assim demarcar o seu território.
RENOVAÇÃO ADIADA
Resta saber como o eleitorado vai reagir, tendo em conta que a prometida renovação dos candidatos propostos por São Vicente não se mostra por ora. Aliás, só o facto dos quatro ou cinco primeiros nomes da lista serem do aparelho do partido – já que o deputado Hermes Silva deve, também, entrar nessas contas ou alinhamento – demonstra a fraca abertura a elementos da sociedade civil ou a pessoas que não estejam directamente ligadas ao dia-a-dia do PAICV.

PUB

PUB

PUB

To Top