PUB

Cultura

Kavala Fresk Festival invade Avenida Marginal neste sábado

Da rua da Praia até à Avenida Marginal, só se vai falar e apreciar vários pratos confeccionados com cavala neste sábado, 25 de Julho. Este dia que marca a terceira edição do Kavala Fresk Festival que alia gastronomia, entretenimento, educação e cultura num só prato.
Nesta edição de 2015 do Kavala Fresk Festival, a parte gastronómica está a cargo de 26 restaurantes fixos e em tendas, sendo oito novatos, além de 16 grelhas espalhados pelo percurso entre a Rua da Praia e a Avenida Marginal. Esses estabelecimentos, conforme São Delgado, uma das integrantes da Mariventos – organizadora do festival – , estão encarregados de fazer o seu próprio stock de cavala.
“São eles que devem fazer os contactos com os pescadores e armadores de pesca e fazer as suas reservas. Mas pelas informações que temos a maior parte deles já está preparada”, ressalta.
Os visitantes, esses, vão ter a oportunidade, a partir do meio-dia, de saborear cavala, que é a rainha do evento, feita em diversas formas – grelhado, frito, melodia, caldo de peixe – mas também outros peixes e pratos. “Como referimos desde o início, o Kavala Fresk não é somente um festival do peixe cavala, mas sim um festival gastronómico que tem o nome deste peixe tradicional da nossa terra e usa o slogan que todos nós conhecemos que é o Oli cavala fresk”, explica Kisó Oliveira, também da Mariventos.
CARTAZ
Ao bem comer junta-se a boa música de artistas conceituados, mas também abre-se a porta a grupos e cantores menos conhecidos. Assim, o “Kavala na mei d´mar”, viagem de catamaran com degustação da cavala acompanhado de música ao vivo, traz os jovens Kira Tavares e Hilário Jorge.
O “Karnavala” vai ser animado pelo Trio Mokotó e por Minduca Maurício e pelo palco da Praça Dom Luís devem passar Mamadou Sulabamko, a banda R3 que acompanha Edson Oliveira, Diva e Vlú e o trio, Nhela Santos, Djoy Delgado e DjeepZ que compôs a música “Kavala fresk”.
Grace Évora fecha o palco com chave de ouro, dando depois lugar a partir da meia-noite até às duas da madrugada ao “Kavala Party” animado pelo DJ Edson Lopez. Uma programação cultural que é ainda preenchida pela  exposição “Pincelar Mindelo” do pintor Kiki Lima, inaugurada no dia 24, e teatro infantil.
Ementa
Kavala Fresk Feastival apresenta uma ementa muito vasta com actividades educacionais, como palestras e workshops sobre a conservação do meio-ambiente, corridas de botes e competição de natação, workshops de gastronomia e muito mais para esta terceira edição. E Kisó Oliveira descreve-a como a de consolidação deste festival como produto turístico da ilha de São Vicente. Ao que parece, esse objectivo já está a ser alcançado, uma vez que muitos emigrantes afirmam ter vindo de férias, exclusivamente, para o evento que já faz parte da agenda do Mindelo.
Sabendo disso, também estão programados mais voos internacionais nesta sexta-feira e sábado que trarão gente para a ilha do Monte Cara e para Kavala Fresk, em concreto, para além de turistas vindos das outras ilhas.

PUB

PUB

PUB

To Top