PUB

Política

PM reúne-se com embaixadores da União Europeia com residência em Lisboa

O primeiro-ministro, José Maria Neves, reuniu-se no início da tarde desta sexta-feira, 10 de Julho, na capital portuguesa, com os embaixadores da União Europeia com residência em Lisboa. Esta reunião marca o segundo dia de visita de José Maria Neves a Portugal, no quadro das comemorações dos 40 anos da Independência Nacional.
Na sua intervenção, o Chefe do Governo lançou novos dados sobre Cabo Verde, apelando o apoio da União Europeia, no sentido de se conseguir novas e fortes parcerias ao nível económico-empresarial. Uma forma de conseguir mais e maiores investimentos e consequente maior crescimento, emprego e desenvolvimento.
Num encontro de pouco mais de uma hora, e aproveitando a ocasião, o Chefe do Governo esmiuçou o que têm sido o processo de desenvolvimento de Cabo Verde nos últimos anos, os grandes ganhos e conquistas e os desafios que ainda estão por vencer, nomeadamente a aceleração do processo de transformação do país, de acordo com a agenda do Governo que quer e tem estado a dar passos firmes para a transformação de cabo verde num grande centro de prestação de serviço com os vários “clusters”.
Cabo Verde precisa fortalecer a contribuição do sector privado. O seu reforço constitui um dos pilares do Programa do Governo. Promover a inovação e o empreendedorismo é um imperativo. É vital, igualmente criar uma maior capacidade para atrair o investimento estrangeiro.
Tal estratégia será fundamental para que Cabo Verde continue a crescer e tenha sucesso, enquanto pais de Rendimento Médio, tendo a estabilidade política, social, macroeconómica “recurso estratégico” para o crescimento e desenvolvimento de Cabo Verde.
O papel da Diáspora nesse processo, a política externa do país não poderia ficar de fora, tendo José Maria Neves destacado a importância de fortalecer as parcerias existentes, estender o leque de parceiros e de áreas de cooperação e a importância da Parceria Especial com a União Europeia.
Aliás, sobre estes assuntos foram abordados várias questões pelos Embaixadores presentes no encontro, que esteve bastante concorrido. Os diplomatas mostraram-se interessados em saber mais sobre Cabo Verde e o seu processo de desenvolvimento.

PUB

PUB

PUB

To Top