PUB

Sociedade

MED aplica provas aferidas a alunos de 2º, 4º e 6º anos

O Ministério da Educação e Desporto, MED, aplica a partir desta terça-feira (7) até sexta-feira (10), as provas de aferição, a alunos do 2º, 4º e 6º anos.
As provas serão aplicadas em todas as escolas básicas do território nacional, de acordo com a Directora Nacional de Educação, Margarida Santos, a uma amostra aleatória e representativa de alunos do sistema educativo do país.
“A aplicação das provas de aferição tem por objectivo recolher informações sobre o nível de desempenho dos alunos, no que respeita às aprendizagens adquiridas, tendo em conta os programas curriculares dos diferentes ciclos de aprendizagem do ensino básico, afirma Margarida Santos.
Os resultados, ainda segundo esta responsável, permite maior reflexão por parte dos professores e gestores escolares, sobre a necessidade de introduzir melhorias na planificação e orientação das práticas pedagógicas, com o fim de aumentar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
“A nível central, os resultados das provas contribuem para a tomada de decisões no que diz respeito à adequação do currículo e programas de ensino, assim como, na definição de prioridades de formação contínua de professores e de apoio pedagógico às escolas”, afirmou
O MED ainda irá aplicar questionários contextuais para caracterização da escola, do corpo docente e discente, “pelo que essas provas constituem um óptimo instrumento de diagnóstico colocado à disposição das escolas e dos professores e do MED”.
Língua Portuguesa e Matemática serão as duas disciplinas avaliadas nas provas de aferição, por serem nucleares, como avançou-nos ainda a Ministra da Educação e Desporto, Fernanda Marque.
As provas estão organizadas em dois cadernos com a duração de 45 minutos cada, e coordenadas por equipas pedagógicas do MED e supervisão da gestão das escolas. “Mas existem regras para a vigilância dessas provas e que são enviadas da Direcção Nacional da Educação”. CG
 
 
 

PUB

PUB

PUB

To Top