PUB

Economia

Inflação aumenta 1,1 % ao nível da Importação

O valor da inflação importada aumentou 1,1 por cento face ao ano de 2014. A informação foi avançada pelo presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), António Duarte, na sequência da apresentação dos primeiros resultados do índice do comércio externo que aconteceu na manhã desta sexta-feira, na cidade da Praia.
Ao longo da apresentação foram lançadas seis publicações, sendo uma de 2014 com dados comparativos ao ano de 2013, o “ ano de base”, segundo o presidente do INE, e as outras cinco com publicações mensais de Janeiro a Maio deste ano.
Durante a mesma foi mostrada a evolução dos preços de Cabo Verde em termos de troca, tendo por base, um “indicador conjuntural de extrema importância para o país que vai ajudar as pessoas a tomarem decisões e a saberem sobretudo qual que é a inflação”.
Não obstante a subida da inflação ao nível da importação em 1,1 por cento, o que significa dizer que os preços cresceram em 1,1 por cento em relação a 2014, a tendência mantém nos meses de 2015 já analisados.
Até agora já foram analisados vários indicadores de dados desde a situação política à situação social, infra-estrututras, escolares, desportivos e também a nível da saúde. Os próximos a serem analisados são a evolução da população e a esperança média de vida. A nível da economia pretende-se falar ainda do comércio externo e da evolução e importação de Cabo Verde desde 1975 até esta parte.
O projecto de índices de comércio externo apresentado hoje pelo INE arrancou em 2013.
JN
 

PUB

PUB

PUB

To Top