PUB

Economia

Dívida pública em Cabo Verde atingiu 114% do PIB

O Banco de Cabo Verde (BCV) indicou este sábado que o “stock” da dívida pública atingiu os 114 por cento (%) do Produto Interno Bruto (PIB), evolução negativa que se explica pelo agravamento das contas públicas e também pela redução das receitas.
No Relatório de Estabilidade Financeira, o banco central cabo-verdiano destaca também que, além do crescimento do “stock” da dívida pública, o sector bancário continua a apresentar baixo risco de liquidez.
No documento, é adiantado que o enquadramento externo da economia “foi mais favorável em 2014”, sobretudo devido aos “sinais positivos” dados pelos principais parceiros de Cabo Verde.
No mercado do crédito, lê-se no documento, destaca-se a “continuidade” das principais tendências de 2013, como a redução do crédito, elevação do nível de incumprimento e redução do rácio de cobertura do crédito vencido.
O documento adianta ainda que o sistema bancário nacional apresenta estabilidade no que respeita a solvência, mas mostra, ainda assim, fragilidades, nos testes de “stress”, no que respeita à materialização dos riscos de crédito.
O Governo cabo-verdiano tem assumido que a dívida é sobretudo concessional, com baixas taxas de juro e a longo prazo (30 anos, maioritariamente), garantindo que os números estão dentro dos parâmetros da sustentabilidade.
Fonte: Lusa

PUB

PUB

PUB

To Top