PUB

Sociedade

Provas Gerais de Acesso com adesão satisfatória em Santiago e São Vicente

As Provas Gerais de Acesso (PGA) iniciadas esta quinta-feira, em todo o país, tiveram uma adesão satisfatória por parte dos alunos na Praia, em Santa Catarina e em São Vicente. Os alunos que ameaçaram boicotar as PGAs em Santa Catarina recuaram e em São Vicente os que prometeram não inscrever, fizeram a prova, quase todos.
No Liceu Domingos Ramos, na Praia, participaram no teste 647 alunos, sendo parte deles dos Liceus Abrolhos e Alternativa. Segundo a directora Elsa Soares, a adesão foi “muito positiva, pois as salas estavam todas preenchidas, embora tivessem algumas faltas”. Aquela responsável adianta que os dados ainda não estão sistematizados e, por isso, ainda não se sabe exatamente quantos alunos não fizeram o teste.
O Liceu da Várzea acolheu 24 turmas de diferentes escolas. O director Mário Fernades garante que “todas as turmas funcionaram, inclusive com alunos que não estavam inscritos mais que foram aceites”.  Entretanto ressalva que nem todas as salas estavam cheias, pois algumas tiveram mais alunos do que outras. Sem avançar muitos detalhes porque “ ainda os dados não estão disponíveis e só podem ser facultadas pela DGES”, Mário Fernandes acredita que “de uma forma geral, a adesão foi satisfatória”.
No Liceu Amílcar Cabral, em Santa Catarina de Santiago, os alunos “apareceram em massa no teste”, segundo informações avançadas ao A NAÇÃO pelo director Pedro Tavares, contrariamente a ameaçada de não fazê-lo e apenas assinar o nome, conforme noticiada pela RCV na manhã de hoje. Pedro Tavares explica que “ o teste correu com toda a normalidade, suprindo todas as expectativas” e acrescenta que pelos comentários dos alunos nos corredores, acredita que “o teste tenha sido fácil para os mesmos”.
No Liceu Ludgero Lima, em São Vicente, Renata Santos, aluna do 12ºano que concluiu o teste na manha de hoje, entende que houve uma boa adesão, tendo participado quase todos os alunos, inclusive os que anteriormente haviam ameaçado não inscreverem-se ao mesmo. Porém admite que alguns alunos que tinham inscritos acabaram por não aparecerem.
As PGA  iniciaram hoje, em todo o país, com as disciplinas de Língua Portugesa e Comunicação e Expressão. Tiveram a duração de três horas com tolerância de 30 minutos. A conclusão das mesmas será amanhã com as disciplinas de Matemática para os alunos de Económico e Social e Ciência e Tecnologia e de Filosófica para os alunos de Humanística.
JN

PUB

PUB

PUB

To Top