PUB

São Nicolau

São Nicolau:Barragem da Fajã vai ser inaugurada na sexta-feira

A barragem de Banca Furada, localizada em Fajã em São Nicolau, vai ser inaugurada na sexta-feira, 26, pelo Primeiro-ministro, José Maria Neves.
A barragem de Banca Furada tem a capacidade de armazenar cerca de 300 mil metros cúbicos de água, o que permitirá irrigar, aproximadamente, 35 hectares de terreno. Ao todo deverá beneficiar cerca de 200 agricultores directamente e gerar 400 empregos indirectos.
A referida infraestrutura hidráulica, para além de servir para armazenar a água das chuvas, vai servir também como ponte de viaturas, facilitando desta forma a circulação em segurança das pessoas e bens da comunidade de Fajã de uma margem para outra daquela ribeira. A obra custou cerca de 600 mil contos e a sua execução esteve a cargo da empresa Mota Engil.
Paralelamente à inauguração da barragem de Banca Furada, conforme o delegado do Ministério do Desenvolvimento Rural em São Nicolau, Adilson Mélico, vai ser inaugurado no dia 27 o projecto de ordenamento e valorização da bacia hidrográfica da Ribeira Prata, no concelho do Tarrafal.
As obras consistem em 30 diques de retenção, dez de captação, 19 reservatórios de água, uma barragem subterrânea com dispositivo de bombagem associada à energia fotovoltaica – e 11 quilómetros de distribuição de água.
Trata-se esta de uma obra orçada em 200 mil contos e que vai beneficiar cerca de 350 agricultores.
SM

PUB

PUB

PUB

To Top