PUB

Cultura

Nuno Rebocho e seu “Canto Finissecular”, segunda-feira, na Praia

“Canto Finissecular”, o mais recente livro de Nuno Rebocho, é lançado esta segunda-feira, 22, na cidade da Praia. A apresentação correrá por conta do também poeta e artista plástico Abraão Vicente, com leituras de Larissa Freire.
Segundo Nuno Rebocho, os poemas deste seu novo livro, “Canto Finissecular”, “falam, sobretudo, da vida e da morte, da liberdade, dos sonhos e das ambições humanas. O tema do amor, ainda que transpareça aqui e ali, não me seduz, o que não significa que incidentalmente haja dois ou três poemas de amor. Mas esse não é o tema central”.
Autor de obras como “Estravagários”, “Canções Peripatéticas”, “A segunda vida de Djon de nha Bia”, entre outros, Rebocho garante que, para este livro, não teve inspiradores, embora nos poemas transpareça uma “inquietação” com os seus filhos e a sua mulher.
“Vivia na altura numa casa em Cascais e, no seu silêncio, muitas vezes, encontrava resposta no computador, sobretudo quando a leitura adormecia”, conta. “Estes poemas são, particularmente, uma conversa comigo mesmo. Apenas um deles, ‘O Regicídio’, se destinou a uma revista de Vila Viçosa, à solicitação de um amigo meu, o Joaquim Saial”, disse.
Rebocho descreve esta sua nova obra como sendo “um pequeno livro, sem fio condutor e sem temas definitivos”, chamando tanto a si como ao leitor de “preguiçosos comuns”. Porém, ressalva, “embora pequeno, este livro é denso e de leitura não muito acessível”.
Nascido em Sintra, Portugal, em 1945, Nuno Rebocho é escritor e jornalista, de formação, tendo sido activista na luta contra o “Estado Novo” de Salazar, o que lhe rendeu uma prisão de cinco anos.
“Escrevo quando me apetece e tenho motivo, quando ‘me dá na real gana’. Escrevi num dos poemas que ‘escrevo nu’, o que era verdade tanto literalmente com em sentido figurado”, conclui.
Com chancela “Volta d’mar”, editora de poesia responsável por nomes da literatura portuguesa como Amadeu Baptista e Mário Galego, “Canto Finissecular” será lançado às 17 horas na livraria Pedro Cardoso e terá como apresentador Abraão Vicente e como leitora, Larissa Freire.
 
 

PUB

PUB

PUB

To Top