PUB

Economia

“Les Afriques” diz que Cristina Duarte tem todas as chances de ser eleita presidente do BAD

A edição nº323 da Revista Les Afriques, traz um especial com os candidatos à presidência do BAD e diz que Cristina Duarte tem todas as chances de poder vir a ser eleita.
A revista define ainda a ministra das finanças de Cabo Verde como “experiente, inteligente, carismática e simpática”. Nessa entrevista, Cristina Duarte expõe as linhas estratégicas da sua candidatura para transformar o desenvolvimento de África e do papel que essa instituição financeira deve ter. “O BAD deve ajudar os países africanos na formulação de políticas públicas e regionais para que possamos aumentar a produção em África” e deu o exemplo que não basta criar infra-estruturas apenas.
“A construção de uma estrada não é suficiente. É preciso que essa estrada permita o acesso aos mercados, aos cuidados de saúde e serviços de educação, além de gerar recursos”.
Cristina, que é a única candidata feminina, fala ainda do papel das mulheres no continente, nessa extensa entrevista. “As mulheres candidatas a cargos de responsabilidade, devem reivindicar o seu direito a esses cargos, não porque são mulheres, mas porque são tão competentes quanto os homens”, disse à Les Afriques.
A “dama de ferro”, como é conhecida em Cabo Verde garante ainda estar à altura do cargo e diz ter o “perfil” e “competências necessárias”.
A eleição acontece dia 28 em Abidjan, Costa do Marfim e o Primeiro-ministro José Maria Neves já disse que vai marcar presença.
Apesar de alguma controversa sobre a candidatura de Cristina Duarte, relativamente a parte do seu financiamento pelo Estado de Cabo Verde, o certo é que Cabo Verde já fez história ao ter a primeira mulher candidata ao BAD. Através de Cristina Duarte o país tem sido destaque em todo o mundo, constituindo-se como um ganho importante para a diplomacia económica do país, mesmo que não venha a ser eleita. GC
 

PUB

PUB

PUB

To Top