PUB

Santiago

Cidade da Praia sob vigilância apertada da dengue – Delegado de Saúde

A Cidade da Praia está sob “vigilância apertada” de dengue, disse o delegado de Saúde, indicando que a medida se deve ao aumento de casos da doença no Brasil e ao aproximar da época das chuvas em Cabo Verde.
“Nós já vamos entrar na época das chuvas e os mosquitos vão aumentando de intensidade. Então por agora temos efectivamente a vigilância sobre a dengue em alta”, disse Domingos Teixeira em conversa com a Inforpress.
Por isso mesmo as orientações vão no sentido de se reforçar as acções contra a proliferação dos mosquitos transmissores e ter uma vigilância “bem forte” nos casos com suspeitas clínicas, como forma de permitir um diagnóstico rápido e seguido de tratamento.
Igualmente vai ser reforçada a vigilância nos pontos de entrada para, na medida do possível, evitar que casos de outras paragens cheguem à Cabo Verde e à Cidade da Praia.
Cidade da Praia tem ligação directa com o Brasil, que tem registado casos nos últimos tempos.
Campanhas de sensibilização das pessoas vão continuar através dos diversos meios, indicou o delegado da maior região sanitária do país.
Em 2009 a epidemia que afectou o arquipélago, causou mais de 20 mil casos suspeitos e quatro óbitos por complicações da febre hemorrágica.
Segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, 78 por cento dos casos da Dengue ocorridos em 2009, foram registados na ilha de Santiago, a maior parte dos casos na Cidade da Praia, o principal centro urbano do arquipélago.
Para além da dengue há a preocupação com doenças próprias da época quente como as doenças diarreicas, também possíveis surtos de gripe, que costumam aumentar nestas épocas conforme perspectiva do delegado da Saúde.
Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top