PUB

Saúde

Cabo Verde está em condições de dar o grande salto na formação na área da saúde – PM

O primeiro-ministro, José Maria Neves disse esta quinta-feira que Cabo Verde está em condições de dar o “grande salto” na formação nas áreas de saúde e ser uma referência da sub-região nesta matéria.
José Maria Neves falava aos jornalistas no decurso de uma visita que iniciou hoje às instalações da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), que se prepara para avançar com o curso de medicina, já no próximo ano lectivo.
O chefe do Governo declarou-se “impressionado” com o “grande ganho” registado por essa instituição por todo o sistema do ensino superior cabo-verdiano e também com o interesse dos alunos pela formação universitária e pela área da investigação.
“Vamos pela primeira vez ter o curso de medicina em Cabo Verde que vai ter um grande impacto, porque teremos a formação de especialistas, estaremos a transformar os nossos hospitais centrais em hospitais universitários, o que exigirá mais investimentos na investigação e na aquisição de novos equipamentos”, disse.
Questionado se o país reúne as condições para acolher um curso de medicina, tendo em conta a especificidade e exigência que o mesmo apresenta, sobretudo em laboratórios, José Maria Neves adiantou que para além dos laboratórios da Uni-CV, há também outros laboratórios no país que poderão constituir-se de base para curso.
“Temos laboratórios nos hospitais e vamos gradualmente trabalhar para ter tudo. O curso terá os seus primeiros três anos em Cabo Verde, mais dois anos em Coimbra e mais um ano final em Cabo Verde e teremos todas as condições, e pelo que tenho visto aqui temos laboratórios de engenharia química, ciência biológica, enfermagem”, apontou.
“Poderemos dar o salto enorme em termos de formação na área da saúde em Cabo Verde… formação de enfermeiros, médicos e especialistas, e Cabo Verde pode ser uma referência nesta área aqui na região”, realçou.
José Maria Neves, que se fazia acompanhar do ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, António Correia e Silva e da equipa reitoral, visitou na manhã de hoje a Escola de Ciências Agrárias e Ambientais (ECAA), em São Jorge dos Órgãos e o Campus do Palmarejo.
Para o período da tarde está prevista uma deslocação à Escola de Negócios e Governação na Achada de Santo António, para na sexta-feira, 22, visitar as instalações da Uni-CV em São Vicente, com o fito de se inteirar do funcionamento e de projectos e desafios futuros dessa instituição pública de ensino superior em Cabo Verde.
Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top