PUB

Opinião

As Tradicionais Festas de Nossa Senhora de Fátima na Cidade de Assomada

 Vital Fernandes Tavares
Caríssimos irmão(ãs), devotos(as) de Nossa Senhora, Está se aproximando o momento de festejarmos a Festa de Nossa Senhora de Fátima, que será realizada no próximo dia 13 de Maio de 2015, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, na Cidade de Assomada.
Sob o tema: “Bendito é o fruto do Teu ventre”, este ano, de modo especial, os festejos de Nossa Senhora de Fátima contarão com a entronização da Imagem. Os festejos em honra de Nossa Senhora de Fátima cumprem o objectivo de reforçar o cariz tradicional da freguesia, que continua a apostar num arraial onde não faltam a quermesse e a música popular.
A vertente religiosa integra também esta festa, tendo a procissão um significado especial para a população local, que acompanha durante horas a Santa Padroeira da freguesia numa procissão percorrendo todas as ruas do Centro da Cidade (Achada Riba, Bolanha, Portãozinho, Cutelo, Chã de Santos, Trás de Empa, contornado á igreja matriz) acompanhadas de dezenas de milhares de fieis católicos, padres bispos, cardeais.
O programa é pensado para agradar a vários públicos, havendo desde há muito a preocupação de manter características já enraizadas, de que é exemplo a actuação dos Grupos desportivos, culturais, artistas variados de renomes nacionais e internacionais, antes, durante e por vezes após o dia de Missa Solene.
Deste modo, queremos convidar você, as famílias, as comunidades e os grupos pastorais, de todos os reconditos da ilha de Santiago, para celebrarmos as maravilhas de Deus e de Maria, e suplicarmos à Virgem Nossa Senhora de Fátima que a paz possa reinar em nossos corações para que nos tornemos instrumentos de amor, justiça e esperança. Esperamos por você e sua família! Que Nossa Senhora de Fátima nos abençoe!
Assomada é uma cidade, sede do concelho de Santa Catarina, no interior da ilha de Santiago, no Sotavento de Cabo Verde. Assomada fica a 44 km para norte da cidade da Praia, capital do país. Vive 14,2% da população do concelho de Santa Catarina. subdividida em 22 bairros e tem uma área urbana edificada e loteada total de cerca de 550 hectares. Um importante pólo comercial, onde se pode fruir uma atmosfera peculiar, num misto de urbe e campo. O centro da cidade revela uma forte presença de edifícios de estilo colonial português, que testemunham o seu passado histórico. No entanto, partindo desse núcleo urbano, a cidade tem tido um crescimento notável desde a independência de Cabo Verde, em grande parte devido ao investimento na imobiliária pelos emigrantes e o influxo de pessoas vindas do interior e das outras ilhas em busca de trabalho. Elevada à categoria de Cidade, a 13 de Maio de 2001 (Decreto-Lei nº7/2001 de 26 de Março), tornando-se assim na primeira cidade de Cabo Verde do pós-independência e satisfazendo sucessivas pretensões de seus cidadãos.
Em Alegria, harmonia, paz e segurança desfrutemos as festividades, que Nossa Senhora de Fátima nos dê muita saúde, alegria e felicidades a todos que nestes momentos tenham a soberana oportunidade de visitar este belo e pequeno canto e a única cidade do planalto existente no país

PUB

PUB

PUB

To Top