PUB

Política

Energias renováveis será nova área da pareceria com a União Europeia

O sector das energias renováveis posiciona-se como uma nova parceria entre Cabo Verde e a União Europeia. A garantia foi dada hoje pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, no âmbito das comemorações alusivas à Semana da Parceria Especial entre a União Europeia e a República de Cabo Verde bem como ao Dia da Europa.
Segundo Maria de Jesus Miranda, perspetiva-se uma grande dinâmica neste sector, nas relações Cabo Verde / União Europeia, ao lado da “intensa” cooperação já existente com vários Estados membros e com organizações regionais com destaque para Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), numa parceria cruzada com “clara liderança e coordenação por parte de Cabo Verde”.
Em relação à parceria para a mobilidade formalizada recentemente com a União Europeia, a secretária de Estado garante que estão em curso, neste momento, o processo de criação de comités de seguimento e implementação dos acordos de facilitação de vistos e o de readmissão.
O embaixador da União Europeia, acreditado na Praia, José Manuel Pinto Teixeira, considera, por seu lado, que as medidas que estão a ser implementadas neste momento no quadro da parceria para a mobilidade podem levar, um dia, à liberalização de vistos.
No âmbito das comemorações alusivas à Semana da Parceria Especial entre a União Europeia e a República de Cabo Verde bem como ao Dia da Europa, a Delegação da União Europeia organiza várias atividades em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e outras autoridades nacionais e locais cabo-verdianas.
A programação arranca esta segunda-feira com o encontro entre a Ministra do Turismo, Investimentos e Desenvolvimento Empresarial e os Empresários membros da Associação Empresarial Europeia em Cabo Verde.

PUB

PUB

PUB

To Top