PUB

Desporto

Jornalistas correm pela liberdade de imprensa

A Associação dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) realizou na manhã deste domingo, 3, dia em que se celebra o ‘Dia Internacional da Liberdade de Imprensa’, uma corrida de sete quilómetros.
Vários jornalistas percorreram os sete quilómetros com partida em frente à sede da AJOC, no Platô, com passagem por Chã de Areia, Achada Santo António, Terra Branca, Fazenda e meta no local da largada. Atletas, crianças e adolescentes também participaram na corrida
No conjunto dos jornalistas, no sector masculino só participaram duas pessoas, e Luís de Carvalho, assessor de imprensa sagrou-se bicampeão, e Paulo Pedro Moreira, da RCV que ficou na segunda posição.
Já classe feminina, foram muitas as participantes, de quase todos os órgãos de comunicação social e ainda da diáspora. No primeiro lugar ficou, sem surpresas, a jornalista da RTPÁfrica, Hulda Moreira, em segundo Rosa Moniz, da diáspora, e em terceiro, Aidê Veiga da Inforpress.
Dos atletas que também participaram na prova, Ilídio Freire ficou no primeiro lugar, seguido de Cândido Costa e de Nilson Cabral no terceiro posto, em seniores masculinos.
No quadro feminino Vânia Fernandes sagrou-se campeã. Na segunda posição em ficou Jussara Tavares e no terceiro posto Patrícia Fernandes. Ainda houve distinções no desporto adaptado com o vencedor Jailson Moreira e José Rosário, prémio marcha para Aidê Carvalho da TCV e ainda para as mascotes da corrida.
A presidente da AJOC, Carla Lima, afirmou que todos os anos pretende-se realizar a corrida da liberdade de imprensa, enquanto o primeiro-ministro, José Maria Neves destacou o papel importante da comunicação social e jornalistas e afirmou que este dia serve de reflexão e novas conquistas, e incentivou os jornalistas a buscar cada vez maior liberdade de imprensa.
A comemoração do dia da liberdade de imprensa iniciou ao longo da semana com encontro com estudantes de jornalismo, conferência “O jornalismo na era digital”, encontro com os associados, em São Vicente, reunião da Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa (FJLP), na cidade da Praia, seguido de um jantar entre os profissionais desse sector. A celebração desta data culmina amanhã, segunda-feira (4), com a conferência “Jornalismo na era digital”, na cidade da Praia.
Recorde-se que os dados do Freedom House aponta Cabo Verde mantêm a mesma posição do ano passado no ranking integrando o grupo de Estados livres ocupando a quadragésima posição, a mesma do ano passado. CG

PUB

PUB

PUB

To Top