PUB

Política

Freedom House:  Cabo Verde lidera ranking da liberdade de imprensa em África

Cabo Verde continua a ser o país africano melhor posicionado no ranking da Freedom House sobre a liberdade de imprensa, divulgado esta quarta-feira.
O arquipélago integra o grupo de Estados livres ocupando a quadragésima posição, a mesma do ano passado.
Quanto aos países de língua portuguesa, São Tomé e Príncipe, que também integra o grupo dos países considerados livres, ocupa o lugar 54, o mesmo de 2014.
A Guiné-Bissau mereceu destaque no ranking da liberdade da imprensa da Freedom House ao deixar o grupo dos países sem liberdade para parcialmente livres, passando do lugar 67 para 59, o que significa um aumento de oito lugares.
O relatório aponta como causas para essa melhoria, o reforço das proteções legais da imprensa, a reabertura de meios de comunicação privados e a redução da censura, depois das eleições de Abril de 2014.
Por seu lado, Moçambique continua a integrar o grupo dos países parcialmente livres apesar de ter subido três posições. Em 2014 ocupa a nonagésima primeira posição e este ano ficou no octogésimo oitavo lugar.
Angola é o único país de língua portuguesa a integrar o grupo dos países não livres, embora, também, tenha subido duas posições, passando do lugar 157 para 155. Quanto à pontuação piorou um ponto.
 
 

PUB

PUB

PUB

To Top