PUB

Ambiente

Costa de Cabo Verde ameaçada por derrame de combustível

A organização da defesa ambiental Greenpeace alerta que existe a possibilidade do combustível derramado por um barco de pesca russo, perto das Canárias, chegar à costa de Cabo Verde.
Segundo informações avançadas pela agência de informação Prensa Latina, a embarcação afundou-se, na passada terça-feira, 14, a 30 km das Canárias com 400 toneladas de combustível nos seus depósitos, alcançou 70 km de extensão.
Ainda ontem, domingo, um avião da Greenpeace sobrevoou a zona afectada antes de ser decretada zona de exclusão total e considera urgente iniciar um plano de defesa para retirar o combustível dos tanques do barco afundado e avisou que o derrame, embora esteja a afastar-se das Canárias, pode chegar a Cabo Verde.
Ainda, segundo aquela agência, as autoridades pretendem descer ainda hoje, 19, um submarino da companhia norueguesa Otech, até 2.400 metros de profundidade, onde está a embarcação russa.
As autoridades espanholas alertaram ainda que o estado do mar impede a limpeza mas está a tentar-se dispersar mecanicamente as manchas de combustível mais ligeiras, sem utilização de dissolventes químicos nocivos ao ambiente.
Fonte: Prensa-latina

PUB

PUB

PUB

To Top