PUB

Desporto

Campeonato Liga Play SUB 13 vai juntar 350 atletas na Praia

A cidade da Praia vai acolher no próximo sábado,18, o arranque da primeira edição do Campeonato de Futebol Sub-13 – “Liga Play”que, pela primeira vez, junta 13 Escolas de Iniciação/Formação de Futebol da Praia, envolvendo cerca de 350 alunos e cerca de 50 agentes desportivos.
A competição foi apresentada no final da tarde de quinta-feira na cidade da Praia, onde vai decorrer o campeonato levado a cabo por uma Comissão Instaladora, constítuida por monitores de várias escolas do futebol mirim, e por jovens empresários amantes do futebol.
A competição decorrerá no formato “todos contra todos” e estão previstas 13 jornadas (uma jornada para cada fim de semana) e os jogos, 3 aos sábados e 3 aos domingos, decorrerão sempre à tarde, no Campo do Sucupira na Achada de Santo António, cedido pela Câmara Municipal da Praia, patrocinadora do Campeonato, a par da Unitel Tmais.
Segundo Patrick Borges da Comissão Instaladora o objectivo passa pela criação de “oportunidades de desenvolvimento humano pelo desporto”, assim como o “desenvolvimento de competências e valores”. O fomento da inclusão social e a troca de experiências entre crianças dos diferentes bairros, a par da promoção da cidadania e da ética no futebol são outras das metas da Comissão Instaladora.
Borges destaca que o Liga Play SUB 13 quer ainda fazer com que “as crianças se sintam também mais valorizadas e motivadas para evoluir” e “seguir uma carreira futebolística”.
Adilson Barros, monitor da Escolinha do Tropa, um dos dinamizadores do Campeonato está já a pensar na próxima edição e espera que o segundo Campeonato “possa ser descentralizado a outros bairros da cidade” e quem sabe “abranger Santiago Norte”.
“O Campeonato pretende também servir para valorizar e dar a conhecer o trabalho que é desenvolvido pelos monitores dessas escolas que, na maioria das vezes, passa despercebido à sociedade”, avança Borges.
Também José Maria Lobo “ Djedje”, da escola EPIF e um dos membros da Comissão Instaladora, que está a organizar o evento, realça a importância do Campeonato, sendo o futebol “uma forma de combater a pobreza”, “ajudando a tirar as crianças da rua”, “ocupando os seus tempos livres de forma saudável.
Djedje exortou ainda os diferentes ministérios do Governo a começarem a “disponibilizar verbas” nos seus orçamentos só para “formação”, tendo em conta essa importante componente desenvolvida pelas escolas.
A 1ª Edição do Campeonato Play Praia Sub-13 tem início agendado para este sábado, 18, a partir das 14 horas no Campo de Sucupira na ASA, e contará com a presença de várias personalidades da sociedade cabo-verdiana e de instituições públicas, nomeadamente da tutela do deporto assim como animação variada.
 
 
 

PUB

PUB

PUB

To Top