PUB

Sociedade

UNTC-CS e MAC acertam agulhas para novas formas de luta

A Mobilização da Acção Popular (MAC#114) ameaça voltar às ruas caso os deputados não venham introduzir melhorias nos Estatutos dos Titulares de Cargos Políticos, que mereceu o veto político do Presidente da República.
Esta intenção foi manifestada por Rony Moreira, coordenador do MAC, à margem de uma reunião com uma delegação da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde – Central Sindical (UNTC-CS).
Rony Moreira destacou o encontro com a UNTC-CS, que, no seu entender, vai dar ao grupo “mais força” para continuar a sua luta e espera que os próximos passos sejam dados em concertação com a maior central sindical cabo-verdiana.
O responsável disse que se não houver melhorias no estatuto, o MAC “vai ter que se posicionar”, mas referiu que a questão não é só salarial, sendo que há outros pontos que devem ser discutidos, como o subsídio de reintegração, a reforma, saúde, e que um eventual aumento salarial deve ser “igual” para toda a classe trabalhadora cabo-verdiana.
Por seu lado a UNTC-CS congratulou-se hoje com o veto presidencial ao Estatuto dos Titulares de Cargos Políticos (ETCP), mas continua a defender que os trabalhadores cabo-verdianos foram “enganados e traídos” pela classe política.
“Não há dúvida que os trabalhadores cabo-verdianos foram enganados e traídos pela classe política. Felizmente houve o veto do Presidente da República, que congratulamos. Acho que foi oportuno e correspondeu às expectativas dos trabalhadores e da grande maioria do povo cabo-verdiano”, sustentou Júlio Ascensão Silva.
Júlio Ascensão Silva entende que o veto é “uma primeira vitória ou uma primeira batalha ganha”, pelo que a batalha está mais a frente.
Em relação ao encontro com o MAC, Júlio Ascensão Silva indicou que serviu para felicitar o movimento cívico pelo “êxito na manifestação” do dia 30 de março e também para falar sobre o veto do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.
 

PUB

PUB

PUB

To Top