PUB

Política

Próximo domingo: PAICV Santa Catarina-Centro escolhe 1º secretário

Os militantes do PAICV em Santa Catarina de Santiago escolhem o novo 1º Secretário e órgãos dirigentes para o Conselho do Sector de Santa Catarina-centro. A conferência electiva acontece domingo, 12 de Abril, na cidade de Assomada.
A concorrer para o cargo estão duas listas: uma, liderada por Joaquim Furtado, professor e ex-líder da Bancada Municipal do PAICV em Santa Catarina, enquanto, a outra, encabeçada por Lamine Tavares, também ele, professor e que, actualmente, desempenha o cargo de director geral da Solidariedade Social.
Em conversa com o A NAÇÃO, os dois candidatos mostraram-se confiantes na vitória, prometendo colocar, acima de tudo, os interesses do Partido. Joaquim Furtado afirma que a sua candidatura é, antes de mais, uma resposta aos anseios de muitos militantes, simpatizantes e amigos do PAICV, que estão inconformados com a situação por que passa o Partido nesse sector de Assomada. Por isso, promete muito trabalho, e “aposta forte na organização e coesão interna do Partido, formação política dos militantes, criação de novas estruturas de base, a nível dos bairros e localidades.
Ademais, Furtado promete maior dinamização dos “tambarinas”, através de trabalho de equipa, recrutamento de novos militantes, debate de ideias e trocas de experiências entre diferentes gerações de militantes, colaboração estreita e estratégias concertadas com a JPAI e a Federação das Mulheres do PAICV.
Já Lamine Tavares sustenta, por seu turno, que a motivação da sua candidatura partiu de um grupo de militantes que entendem que o Sector-Centro necessita de uma liderança que congregue as várias forças do Partido, nomeadamente, mulheres e jovens, bem como a experiência dos mais antigos na militantes.
Neste sentido, Lamine Tavares promete uma “gestão aberta, próxima dos militantes, congregador e defensor do desenvolvimento de Santa Catarina, actuando fortemente na mobilização e formação política dos seus membros”.
E conclui: “Vamos resgatar a capacidade de mobilização e de transformação do PAICV num Partido mais dinâmico e forte, capaz de oferecer um combate político adequado, sério e ganhador, com oportunidade de participação para todos”.
Participam no evento de domingo, 250 delegados, oriundos das localidades de Gil Bispo, Boa Entradinha, Pau Verde, Boa Entrada, Nhagar, Achada Gomes e Achada Galego, que terão a oportunidade de eleger os novos órgão dirigentes para o cargo que está vago desde 2012.
De referir que, em Agosto de 2013, tinha sido realizada uma assembleia constitutiva, que culminou na eleição de Lamine Tavares como primeiro secretário do Sector de Santa Catarina-Centro. No entanto, a eleição foi impugnada pela Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização do PAICV, a pedido de um grupo de 32 militantes, incluindo três coordenadores das áreas políticas desse concelho. Os subscritores alegaram que a Conferência do Sector tinha sido convocada “à revelia” dos Estatutos do Partido, uma vez que competia ao Conselho de Sector aprovar o Regulamento e o Regimento da Assembleia. SM
 
 
 
 
 
 
 

PUB

PUB

PUB

To Top