PUB

Economia

Santo Antão: Tarrafal de Monte Trigo com energia eléctrica 24 horas

Aconteceu nesta segunda-feira, 30, a inauguração da Interligação Eléctrica de Tarrafal de Monte Trigo. Uma obra que permitirá garantir a população dessa zona, do interior do concelho do Porto Novo (Santo Antão), acesso a luz eléctrica durante 24 horas.
A cerimónia de inauguração, presidida pelo primeiro-ministro, José Maria Neves tornou realidade a linha eléctrica de 17,2 km (Chã de Manuel Lopes – Tarrafal de Monte Trigo). Obra que insere-se no quadro do projecto Serviço Energético Sustentável para povoações rurais Isoladas Mediante Micro-redes com Energias Renováveis na ilha de Santo Antão (SESAM-ER), co-financiado pela União Europeia (em 75% através do Programa Energy Facility) e Câmara Municipal do Porto Novo (25%), e executado por um consórcio de empresas coordenado pela Águas de Ponta Preta, Lda. Já o troço Ponte Sul – Chã de Manuel Lopes esteve a cargo da ELECTRA (enquadrado no projecto ORET).
A Linha Eléctrica de Tarrafal será integrada no sistema eléctrico da Ilha de Santo Antão, cuja unificação está sendo implementada pela ELECTRA, concessionária do transporte e distribuição de energia eléctrica, que visa aumentar a sua eficiência e cobertura, e ainda permitir uma maior penetração das energias renováveis na Ilha.
Uma acção complementar foi levada a cabo com a realização de uma Rede de distribuição de energia em Baixa Tensão em São Tomé (localidade atravessada pela linha de média tensão para Tarrafal de Monte Trigo) com cerca de 1 km. Foi instalada paralelamente 12 candeeiros de Iluminação Pública, bem como baixadas para as habitações.
O projecto SESAM-ER já tinha implementado em Monte Trigo o primeiro sistema eléctrico autónomo do país com recurso a geração 100% renovável em Fevereiro de 2012, tendo produzido cerca de 92 MWh desde então, poupado a combustão de 27.000 lt de gasóleo no velho gerador diésel e evitado a emissão de 80 toneladas de CO2.
A implementação da linha de Média Tensão Ponte Sul – Chã de Manuel Lopes – Tarrafal de Monte Trigo completa o projecto SESAM-ER, permitindo diminuir o isolamento das comunidades de Monte Trigo e Tarrafal de Monte Trigo, melhorando as condições de vida dos seus 1.200 habitantes com a garantia e continuidade do serviço de abastecimento de electricidade.

PUB

PUB

PUB

To Top