PUB

Sociedade

Petição contra estatuto cargos políticos apela veto do PR

Está a circular na internet uma petição dirigida ao Presidente Jorge Carlos Fonseca, a pedir o veto ao diploma sobre o novo Estatuto de Titulares de Cargos Políticos.
A petição foi posta a circular pelo Movimento de Acção Cívica, MAC #114, na noite de ontem, 30, depois de feita a manifestação convocada pelo grupo de jovens e que aconteceu, em simultâneo, em Santiago (Praia e Assomada), São Vicente e Sal.
O principal motivo que levou milhares às ruas foi o aumento salarial, que segundo justifica o grupo de activistas, o Presidente da República passará de 170 contos para 280 contos, “montante a que passam a estar indexados os restantes salários dos titulares de cargos políticos – Parlamento, Governo e eleitos municipais”.
Os cálculos feitos por um jornal da praça avançara que com esta actualização salarial que poderá vigorar a partir de 1 de Janeiro de 2016, vai custar ao deve custar ao Estado de Cabo Verde em torno de 200 milhões de escudos, o que corresponderia cerca de “4,1% das despesas no Orçamento do Estado para 2015”.
Para o MAC#114, enquanto isso, “várias classes profissionais em Cabo Verde, como as polícias, professores, portos, alfândegas e administração pública têm exigido melhores condições de trabalho e aumento salariais e que não têm sido atendidas e a alta taxa de desemprego a rondar os 16%”.
O MAC #114 apela a que todos assinem “esta petição” (http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT76658) a entregar a Jorge Carlos Fonseca. O grupo ainda prepara mais uma manifestação para esta quinta-feira, 2 de Abril, no Aeroporto Internacional Nelson Mandela, Praia, à hora da chegada do PR, que regressa de uma visita a Portugal, e mostrar a sua indignação.  CG

PUB

PUB

PUB

To Top