PUB

Sem categoria

Destaques o Jornal A NAÇÃO Nº395 de 26 de Março e 2015

DIA DA MULHER CABO-VERDINA: A NOVA MULHER CABO-VERDIANA
Janira H. Almada, política e mãe, simboliza o rosto da nova mulher cabo-verdiana. Outros mais casos fazem parte de um dossiê alusivo ao 27 de Março, Dia da Mulher Cabo-verdiana.
CONSELHO SUPERIOR DE DEFESA NACIONAL: PR VIOLA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA
Jorge Carlos Fonseca, o guardião da Constituição enquanto Presidente da República, vem violando de forma sistemática a lei fundamental ao não convocar o Conselho Superior de Defesa Nacional. Este órgão de consulta para os assuntos relativos à defesa e à organização, funcionamento e disciplina das Forças Armadas, deve reunir-se, ordinariamente, duas vezes por ano e, em quatro anos da sua presidência, nunca foi convocado por JCF.
PORTO NOVO: TRANSBORDO DE CABOS DE FIBRA ÓPTICA CRIA PROBLEMAS NO CAIS
O transbordo de cabos de fibra óptica no cais do Porto Novo está a criar grandes problemas de embarque e desembarque naquela infra-estrutura. Apesar dos investimentos feitos há pouco tempo, o porto não está dimensionado para este tipo de operação e agora os responsáveis da Enapor dão voltas à cabeça para gerir a entrada e saídas dos navios por estes dias.
AUTÁRQUICAS 2016: MPD ESTUDA JANINE LÉLIS PARA O SAL E ESTÁ HESITANTE NA BOA VISTA
O MpD vai avançar com candidatura própria às autárquicas de 2016 no Sal, retirando o seu apoio ao grupo independente do edil Jorge Figueiredo. Um dos nomes cotados para concorrer naquela ilha é o da deputada Janine Lélis. Já na Boa Vista, diante da dúvida sobre a continuidade de José Manuel Pinto Almeida, o partido avança José Luís Santos ou Hércules Vieira como alternativa.
TRANSPORTES: “LIBERDADI” IMPEDIDO DE VIAJAR POR DÍVIDA À POLÍCIA MARÍTIMA
O navio “Liberdadi”, pertencente à companhia Cabo Verde Fast Ferry (CVFF) e que opera nas rotas São Vicente-Santo Antão-São Nicolau, foi impedido de viajar na manhã de terça-feira, por dívidas à Polícia Marítima. Uma dívida que o administrador Nelson Gregor reconhece, mas que diz estar “em dias” com a Agência Marítima e Portuária (AMP).
DESEMPREGO: OS NÚMEROS DE QUEM PROCURA TRABALHO
O Inquérito ao Emprego realizado pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) mostra que o desemprego caiu 0,6 pontos percentuais, passando de 16,4 por cento (%) em 2013 para 15,8% em 2014. Apesar desta ligeira queda, o número de subempregados e de pessoas inactivas tem aumentado significativamente. Os jovens continuam a ser os mais afectados.
CADERNOS E COLUNAS
Esta edição nº395 do Jornal A NAÇÃO, que chega às bancas nesta quinta-feira, 26 de Março, integra, ainda, as colunas de Filinto Elísio e João Lopes Filhos, assim como os artigos de opinião de Corsino Tolentino e Carla Carvalho. No habitual Caderno ETC., pode ainda ler uma reportagem sobre a inauguração, em São Nicolau, da sede do Parque Natural do Monte Gordo, uma das sete maravilhas de Cabo Verde.

PUB

PUB

PUB

To Top