PUB

Sem categoria

Destaques da edição 394 do Jornal A NAÇÃO

CARGOS POLÍTICOS: GRUPO PARLAMENTAR E DIRECÇÃO DO PAICV DE COSTAS VOLTADAS
Ou vai, ou racha! Este é um dos cenários possíveis, independentemente do resultado da votação, quando o estatuto dos titulares de cargos políticos for levado à votação na Assembleia Nacional. Tudo indica que o diploma passará com a maioria qualificada requerida para o caso, mas pode haver surpresas.
“FACHO DA LIBERDADE”: ALTA INTENSIDADE DOS COMBATENTES DA LIBERDADE DA PÁTRIA
Quarenta anos após a independência de Cabo Verde continua a “pipocar” Combatentes da Liberdade da Pátria. Até 5 de Julho deste ano haverá, certamente, mais de 500 cidadãos com esse estatuto, custando ao erário público em pensões cerca de 70 mil contos ano. E diante de tamanha “alta intensidade” de combatentes, há quem já se interrogue sobre a honestidade e a bondade de tamanho “fervor” patriótico.
SANTO ANTÃO: FUTEBOLISTAS EXPERIENTES PUXAM PAULENSE PARA SUCESSO
O guarda-redes Nuzuca dá segurança e o habilidoso Oceano cria as jogadas ofensivas do Paulense, que já se sagrou campeão da zona norte de Santo Antão e está nas meias-finais da taça regional. Vem aí o nacional de futebol e a equipa “encarnada” do Paul quer mudar a sina de coadjuvante para se tornar protagonista.
POLÍTICA: MPD ADMITE ESTATUTO PARA PRIMEIRA DAMA…PAICV CONTRA
O MpD admite discutir um estatuto para a cônjuge do Presidente da República (PR), no quadro do debate sobre os titulares de cargos políticos no Parlamento. Tal hipótese acaba de ser lançada para a arena pública pela primeira dama Lígia Fonseca, estendendo essa faculdade aos presidentes de câmara. O PAICV, esse, através do seu grupo parlamentar, lembra que cônjuge de titular político não é eleito.
FUNCIONÁRIOS DO MFP ACUSAM PARLAMENTO DE SER “EXTENSÃO” DO GOVERNO
Os funcionários do Ministério das Finanças (MF), que em Novembro de 2012 foram suspensos por terem recusado “ceder” impressões digitais, por entenderem que a decisão de introduzir um sistema biométrico de assiduidade, era “ostensivamente ilegal”, voltam à carga. Desta feita contra o Parlamento.
AMBIENTE: PARQUE NATURAL DO MONTE GORDO GANHA SEDE
A sede do Parque Natural do Monte Gordo, em São Nicolau, é inaugurada no próximo domingo, 22, Dia Mundial da Água. Actualmente, o parque constituiu uma das principais reservas biológicas do país, com 33 espécies endémicas. Por isso, o edifício, orçado em 60 mil contos, e construído a partir de pedra local, vai permitir melhorar a qualidade dos serviços prestados aos visitantes, na esmagadora maioria estudantes, mas também às equipas de investigação.
POLÉMICA: CORREIA E SILVA RESPONDE UNI-CV
O ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, e primeiro reitor da Universidade Pública de Cabo Verde (Uni-CV), António Correia e Silva, nega que haja qualquer intervencionismo e tentativa de “golpe” do Executivo, e reafirma a disponibilidade do Governo em ser parceiro da comunidade académica para, juntos e cada um no exercício das suas responsabilidades, construir-se uma Universidade Pública de excelência e motor do desenvolvimento de Cabo Verde.
Esta edição  nº  394 do   Jornal   A  NAÇÃO, que chega às bancas  nesta quinta-feira,  19 de Março, traz, também, o habitual Caderno  ETC.,  e as colunas de Yara Santos, Marciano Moreira e Margarida Fontes.

PUB

PUB

PUB

To Top