PUB

Política

Jorge Santos e Filomena Vieira no páreo para cabeça de lista

Considerados nomes pouco prováveis como cabeças de lista para o círculo eleitoral de São Vicente, tanto Jorge Santos (MpD) como Filomena Vieira (PAICV) gozam, ainda assim, da preferência de parte importante do eleitorado mindelense. É o que indica o mesmo estudo feito, na ilha do Monte Cara, no início deste ano e que A NAÇÃO teve acesso.
No caso de Jorge Santos, que comandou o barco do MpD nas legislativas de 2011, aparece no referido estudo como o nome mais citado para a mesma tarefa em 2016. Isso diante de nomes como Celeste Fonseca, presidente da Assembleia Municipal de São Vicente, Rui Figueiredo, um dos “veteranos” na esfera ventoinha, João Gomes, coordenador  local do partido, Humberto Lélis, vereador, e António Jorge Delgado, deputado da nação, Jorge Santos aparece 21,5 %  das preferências. João Gomes, esse, surge como a segunda pessoa mais citada, com 12,8%.
Nenhum dos restantes mencionados chega a 10% das preferências, num estudo que mostra também que mais de um quarto dos entrevistados (25,1 %) escolheria outra pessoa que não as indicadas para marcar a marcha ventoinha nas legislativas de 2016 no círculo eleitoral de São Vicente.
Esses dados indicam que o presidente do MpD, Ulisses Correia e Silva, tem margem para escolher o cabeça de lista por São Vicente, podendo até tirar um coelho da cartola já que nenhum dos nomes mencionados na sondagem encomendada por pessoas próximas do “seu” partido mostra-se tão decisivo.
Quem está à frente dos restantes é claramente Jorge Santos, mas, ao que tudo indica, o ex-autarca da Ribeira Grande estará mais perto de assumir o leme em Santo Antão do que na ilha do Monte de Cara. Embora, se a citada sondagem contar, Santos continue também no páreo em São Vicente.
Nelita à vontade
No lado do PAICV, a deputada Filomena “Nelita” Vieira apresenta-se a preferida dos inquiridos (34,4%) para encabeçar a lista tambarina nas próximas eleições legislativas. A seu favor Nelita conta com o facto de ter disputado a presidência da Câmara Municipal de São Vicente, tendo por isso um nível de notoriedade respeitável na ilha. Talvez por isso tenha superado nomes como o presidente da Comissão Política Regional do PAICV, Alcides Graça (14,5%) ou mesmo o ex-candidato à Presidente da República e vice-presidente do partido, Manuel Inocêncio (10,6%)… Nessa mesma sondagem o deputado Hermes Santos não atinge sequer 3% das preferências, e o secretário-geral do partido, João do Carmo, fica com menos de 10%.
Ainda do lado do PAICV, menos de um quarto dos entrevistados (21,8%) prefere outro nome que não seja um dos indicados para liderar a equipa do PAICV em São Vicente para legislativas de 2016.
O certo é que de todos os nomes citados, de uma ou da outra área política, Filomena Vieira aparece com uma posição mais consolidada. Embora, como ficou evidente nas eleições internas no PAICV, a deputada não se alinhe na equipa da actual presidente do partido, Janira Hopffer Almada, pelo que os números da sondagem pode significar pouca coisa.
Mais a mais, há muito trabalho por fazer ainda, quando falta um ano para as eleições gerais. Até lá, como é de se prever, muita água deverá passar por debaixo da ponte de JHA. Esta, na hora de elaborar as listas de São Vicente, não deixará de preferir gente da sua confiança pessoal e política, a começar pelo seu vice-presidente Manuel Inocêncio Sousa, há muito um “número 1” pela referida ilha.

PUB

PUB

PUB

To Top