PUB

Política

Visita do Grão-Duque é um marco de mais alto nível das relações excelentes entre Cabo Verde e Luxemburgo – PR

A visita do Grão-Duque de Luxemburgo a Cabo Verde, iniciada na noite desta segunda-feira, representa um marco de mais alto nível nas relações existentes entre dois países, considera o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.
O Chefe de Estado cabo-verdiano que falava à Inforpress esta noite, depois de receber Henri Albert Gabriel Félix Marie Guillaume, no Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na Cidade da Praia, destacou sobretudo a importância política desta visita.
“É politicamente muito simbólica e importante termos um Chefe de Estado de um país como Luxemburgo aqui em Cabo Verde e portanto é um marco de mais alto nível das relações já excelentes”, disse Jorge Carlos Fonseca salientando que há várias marcas desse país em Cabo Verde e nos diversos sectores entre os quais da saúde, da água, do saneamento, do turismo e das energias renováveis.
“É uma cooperação de grande dimensão quantitativa e qualitativa e portanto quando vem um Chefe de Estado de um país com essa dimensão de cooperação é sinal de que essas relações atingiram um nível elevadíssimo de cumplicidade e parceria”, realçou.
O Grão-duque, Henri Albert Gabriel Félix Marie Guillaume, chegou à Cidade da Praia pouco mais das 20:00 de hoje, chefiando uma delegação que integra o ministro da cooperação e acção humanitária, Romain Schneider, a secretária de Estado da Economia, Francine Schommer e outros dirigentes.
No primeiro dia da sua estada no arquipélago cumprirá um programa que prevê encontros de trabalho com o Presidente da República cabo-verdiano, visita a Camara Municipal da Praia e efectua uma visita de cortesia ao primeiro-ministro, José Maria Neves.
Henri Albert Gabriel Félix Marie Guillaume vai ainda depositar uma coroa de flores no memorial Amílcar Cabral e participará numa sessão solene em sua homenagem na Assembleia Nacional, na inauguração do Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) e na abertura do fórum económico.
No segundo dia da visita desloca-se à Cidade Velha, preside à cerimónia de inauguração da residência estudantil da Escola de Hotelaria e Turismo, para no período da tarde deslocar-se a São Vicente, rumo a Santo Antão onde será condecorado com o primeiro grau da ordem Amílcar Cabral e assistirá à cerimónia de assinatura oficial do quarto Programa Indicativo de Cooperação (IV PIC).
A visita tem duração de três dias.
Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top