PUB

Brava

Brava: Escola Eugénio Tavares passa a estar ligada à rede de informatização do Estado

A Escola Secundária Eugénio Tavares, na ilha Brava passa a estar ligada, dentro de pouco tempo, à rede informática do Estado através do Sistema Integrado de Gestão Escolar (SIGE).
A informação foi avançada pelo Ministério da Educação e Desporto (MED) indicando que os trabalhos de implementação do sistema já estão a ser executados por técnicos do Núcleo Operacional para Sociedade de Informação (NOSI), com um calendário que inclui ainda uma acção de formação dirigida aos professores do Ensino Secundário.
De acordo com o MED, o aplicativo em implementação abrangerá todas as escolas secundárias do país, tendo em conta as inúmeras vantagens que o mesmo trará às escolas e à tutela.
Uma das vantagens apontadas pelo ministério tem a ver com a eliminação do livro de ponto, duplicação de documentos e informação na hora, além do facto de estudantes beneficiarem de uma identificação segura ao longo da sua vida acadêmica com reflexos desde logo numa melhor comunicação entre a escola, pais, encarregados de educação e a tutela.
A técnica do NOSI responsável pela instalação do sistema em apreço considera que uma das vantagens deste aplicativo é que ele está sempre aberto aos ajustes consoante as necessidades da escola.
A título de exemplo indicou o caso do tempo de tolerância, isto é, o professor dispõe de um tempo devidamente cronometrado para o registo do sumário da aula, sob pena de o sistema marcar automaticamente falta por ausência ao docente.
Explicou ainda que a grande inovação tem a ver com o controlo de todo o processo de gestão escolar; lançamento de faltas, registo do sumário, agendamento de aulas pelos professores e lançamento de dados de aproveitamento dos alunos.
Com este sistema, os pais e encarregados de educação dos alunos passam a ter acesso por via de um sms às faltas dadas pelos seus educandos e informações adicionais inerentes ao seu desempenho escolar, o que aumenta um melhor controlo da sua vida escolar.
Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top