PUB

Santiago

SOLMI abre nova sede para atendimento de cariz social

A SOLMI (Associação de Apoio às Iniciativas de Auto Promoção) já conta com mais uma sede de cariz social, em Ponta D’Água, a partir deste mês de Fevereiro.
Segundo esta Organização Não Governamental, com a segregação física e as funções da Micro-finanças, de cariz social, podem oferecer uma qualidade superior de serviços e uma melhor satisfação dos parceiros, beneficiários e amigos.
A associação que está prestes a completar os 24 anos de actividades, diz que 2015 vai ser um ano de grandes desafios, sobretudo no que tange à transformação e adaptação do sector de micro finanças à nova lei, à mobilização e diversificação de parcerias, o reforço do quadro social e de renovação dos órgãos de direcção.
Entretanto, o balanço das actividades de 2014 foram classificadas como positivas, onde trabalhou-se, como prioridade, a criação de condições para a autonomia do subprograma de crédito da SOLMI. Mas, a SOLMI apoiou ainda actividades geradoras de emprego e rendimento, e contribuiu ainda para o aumento de nível de informação e qualificação profissional das mulheres chefes de família e dos jovens à procura do primeiro emprego, e trabalhou para a melhoria das condições de habitação de famílias em meios rurais, mais acentuada no em São Lourenço dos Órgãos.
Em jeito de balanço do ano findo, a SOLMI conseguiu beneficiar 275 pessoas com cerca de 15 mil contos  no programa de micro crédito num montante. “Cerca de 81% dos créditos foram absorvidos por mulheres e 19% por homens, distribuídos em cinco municípios da ilha de Santiago”, diz a organização.
“Ainda no sentido de se dar continuidade as acções para promover a autonomia económica das mulheres, cerca de 95 mulheres chefes de família e jovens desempregados, dos cinco municípios de intervenção desta ONG, beneficiaram de cursos de capacitação em pastelaria, manicure e pedicure, conservação e transformação de produtos e tecelagem”, adianta.
 
 

PUB

PUB

PUB

To Top