PUB

Política

PR participa Cimeira da União Africana

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, está na Etiópia para participar na sessão de abertura da 24ª Conferência da União Africana (UA), que decorre de 23 a 31 de Janeiro de 2015 na capital, Addis Abeba.
Esta Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo tem como tema: “2015, Ano do empoderamento das mulheres e do desenvolvimento rumo à agenda africana para 2063” e tem como objetivo discutir o tema do ano e também rever os relatórios de 2014 da União Africana.
Outros assuntos serão debatidos durante a Cimeira, nomeadamente a questão do ébola e o desenvolvimento da Guiné-Bissau bem como o processo de candidaturas ao Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
À margem da Cimeira, o Presidente da República aproveita para ter encontros com os Chefes de Estado e de Governo presentes.
O Chefe de Estado de Cabo Verde já teve um encontro com o Presidente do Gana, John Dramani Mahama que é Presidente em exercício da CEDEAO, onde abordaram o processo de candidaturas à Presidência do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) sendo uma delas a da Ministra cabo-verdiana das Finanças, Cristina Duarte.
Ainda durante esta quinta-feira, Jorge Carlos Fonseca reuniu-se, com os Ministros Jorge Tolentino e Cristina Duarte, membros da campanha e também colaboradores, para consultas e troca de informações sobre a Cimeira.
No final da manhã, o Chefe de Estado cabo-verdiano participou numa reunião de Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, na sede da UA sobre a situação política e de segurança na região, mas, também, onde se abordou o processo de candidaturas ao BAD.
O Presidente da República teve duas intervenções: uma, manifestando o seu apoio à candidatura cabo-verdiana e outra sobre a mesa redonda de apoio ao desenvolvimento da Guiné-Bissau. O Chefe de Estado esteve acompanhado pelo Ministro das Relações Exteriores, Jorge Tolentino.

PUB

PUB

PUB

To Top