PUB

Política

PAICV reúne-se em Congresso

O PAICV, partido no poder em Cabo Verde desde 2001, inicia esta sexta-feira um congresso que formalizará a mudança na liderança, centrada na estratégia para as três eleições do primeiro semestre de 2016.
Janira Hopffer Almada, 36 anos, atual ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, assume sábado à noite a liderança do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), tornando-se a primeira mulher no cargo do partido no poder.
Vai suceder a José Maria Neves, que lidera o partido desde 2000, tornando-se a quarta presidente da força política.
A nova liderança pretende neste Congresso unificar o partido para preparar as estratégias com vista à tripla votação de 2016 – legislativas, autárquicas e presidenciais.
O conclave do PAICV trará também a novidade de ter uma ministra a liderar o partido cujo ex-líder é primeiro-ministro, o qual se manterá como militante de base à frente do Governo até ao final da atual legislatura, no primeiro trimestre de 2016.
Sob o lema “PAICV Rumo ao Futuro. Cabo Verde Nosso Compromisso”, o Congresso contará com a participação de sete delegações internacionais – Portugal (PS e PCP), Angola (MPLA), Senegal (PS), Mauritânia e os PC da China e Cuba -, que se juntarão aos 499 delegados.
Os trabalhos começam hoje ao princípio da noite, só com o discurso de abertura do presidente cessante, prosseguindo sábado com a discussão das várias moções e a formalização de Janira como líder do PAICV, que fará, domingo à tarde, a intervenção de encerramento.
Antes, de manhã, será feita a votação para os novos órgãos do PAICV – Conselho Nacional (que elegerá, depois, as comissões Política e Permanente, bem como o Secretariado) e a Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização, cujos resultados serão conhecidos ao início da tarde, antes de uma homenagem a José Maria Neves.
Fonte: Lusa

PUB

PUB

PUB

To Top