PUB

Sem categoria

Destaques da edição 386 do Jornal A NAÇÃO

PAICV: CONGRESSO SOB O ESPECTRO DA REMODELAÇÃO GOVERNAMENTAL
Os resultados do Congresso extraordinário do PAICV, que acontece este fim de semana, na Praia, podem ditar uma remodelação profunda do Governo ou, o que é mais grave, eleições antecipadas no país. Janira Hopffer Almada quer ser vice-primeiro-ministro, o que, a acontecer, provocará a saída de vários ministros do executivo. Cabo Verde está a um passo da instabilidade.
IRREGULARIDADES: CONCLAVE DA FEDERAÇÃO DAS MULHERES DO PAICV IMPUGNADO
O congresso da Federação Nacional das Mulheres do PAICV (FNM-PAI), que aconteceu no sábado, 17 de Janeiro, foi parcialmente impugnado pela Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização (CNJF) daquele partido. Com isso, as 43 delegadas da organização deixam de poder participar no congresso dos  “tambarinas” deste fim de semana.
CAMINHADA: ALTOS E BAIXOS DOS 34 ANOS DE PERCURSO DO PAICV
Independência e reconstrução nacional, extroversão económica, abertura ao multipartidarismo, primeira oposição democrática e primeira formação política cabo-verdiana liderada por uma mulher marcam o percurso histórico do PAICV. Um partido que completou 34 anos de existência, na passada terça-feira, 20 de Janeiro, e que este fim de semana consagra Janira Hopffer Almada como sua presidente.
SÃO VICENTE: BARCOS DE SALVAMENTO SEM CONDIÇÕES PARA OPERAR
Duas embarcações de busca e salvamento oferecidas a Cabo Verde pela cooperação espanhola estão paradas há quase cinco anos, por falta de verba e pessoal qualificado para os colocar a serviço dos náufragos. Há quem acredite que poderiam dar uma grande ajuda no socorro aos tripulantes e passageiros do  navio “Vicente”. Mas o presidente da Agência Marítima e Portuária (AMP), António Cruz, avisa não que têm capacidade para enfrentar mares revoltos.
GIANINI SEMEDO: UM CRAQUE DA DANÇA POP MUNDIAL
Gianinni Semedo Moreira, 26 anos, é dançarino de profissão e director de filmes. Filho de pai cabo-verdiano, já esteve no palco com estrelas como Shakira, Riahnna e Lady Gaga. E também já viajou com o “Cirque du Soleil” no espectáculo “Michael Jackson – The Immortal Tour”.
JOGO É HOJE ÀS 18H00: “TUBARÕES” PRONTOS PARA ATACAR RDCONGO
O palco afigura-se o mesmo, o estádio Ebebiyn, mas o adversário dos “Tubarões Azuis”, no seu segundo encontro no Campeonato Africano das Nação (CAN), é a RD Congo. E esse jogo das definições no grupo B disputa-se às 18 horas de hoje, quinta-feira.
DIPLOMACIA: CRISTINA DUARTE REFORÇA APOIOS PARA O BAD
A corrida para a presidência do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) está na recta final. E a candidatura de Cristina Duarte, apoiada pelo Estado de Cabo Verde, continua a todo o vapor, no terreno, a mobilizar apoios para essa disputa. Senegal, Costa do Marfim e Ruanda são alguns dos países que, supostamente, já apalavraram o seu apoio à candidata cabo-verdiana.
BANCO DE CABO VERDE: SERRA ESTENDE AS MÃOS AOS TRABALHADORES
O clima laboral no Banco de Cabo Verde, que esteve ao rubro nos últimos meses do consulado de Carlos Burgo, parece estar agora mais calmo com o novo governador, João Serra. Sem receitas suficientes, o banco central vem acumulando resultados negativos e a situação líquida, neste momento, inspira alguma preocupação.
Esta edição nº 386 do Jornal A NAÇÃO, que chega às bancas nesta quinta-feira, 22 de Janeiro, traz o habitual Caderno ETC., e as colunas da estreante Margarida Fontes e do veterano Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top