PUB

Ambiente

São Vicente regista tremor de terra de amplitude quatro na escala de Richter

Registou-se, na madrugada desta quinta-feira, em São Vicente um tremor de terra de amplitude quatro na escala de Richter, provocado por abalos sísmicos registados na zona de Ponta de Peça, em Santo Antão.
Este facto foi confirmado pelo geofísico do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, Bruno Faria, entrevistado pela Rádio de Cabo Verde.
“A análise dos dados mostram que o epicentro deste tremor de terra está na zona de Ponta de Peça, que se encontra a sudoeste de Santo Antão, a cerca de 20 quilómetros de profundidade e a magnitude foi de quatro”, explicou.
O geofísico avança ainda que há já umas semanas que se tem verificado “um ligeiro aumento” da atividade sísmica em Santo Antão
Entretanto, para se conhecer as causas desses abalos sísmicos, Bruno Faria diz que “vamos ter que esperar mais algum tempo de análise. Vamos ter que monitorizar outras técnicas de análise para apercebermos que mecanismos estarão na base desses abalos”.
O geofísico descarta, no entanto, qualquer ligação desses abalos sísmicos registados na ilha de Santo Antão com a erupção vulcânica, que ocorre desde 23 de Novembro na ilha do Fogo.

PUB

PUB

PUB

To Top