PUB

Cultura

Paul fixa dia Municipal da Cultura em homenagem a Antoninho Travadinha

A Assembleia Municipal do Paul fixou 18 de Novembro como dia Municipal da Cultura, na sessão desta segunda-feira. Com isso, faz-se uma homenagem ao falecido violinista Antoninho Travadinha, natural daquele Município e que nasceu nessa mesma data.
De nome próprio António Vicente Lopes, fez-se para a música como Antoninho Travadinha. Autodidacta, começou a animar bailes populares com apenas 9 anos na sua terra natal para depois rumar-se a São Vicente. Mas só aos 40 anos alcançaria a fama, numa altura em que fez uma tournée por Portugal.
Além de violino (seu instrumento de eleição), Travadinha tocava também viola, cavaquinho e violão. Faleceu em 1987, no auge da sua carreira e agora, quase três décadas após a sua morte, a Assembleia Municipal reconhece o contributo que deu à cultura paulense e de Cabo Verde.
Entretanto, o dia Municipal da Cultura do Paul foi aprovado numa sessão da Assembleia Municipal que contou apenas com a presença dos eleitos municipais do MpD, partido que governa o concelho. A bancada do PAICV, oposição no Município, não marcou presença na AM por descortinar ilegalidades na convocatória de uma sessão em que se aprovaram os instrumentos gestão do Município. A mesa da AM já refutou as acusações da bancada do PAICV, dizendo que tudo foi feito dentro da legalidade.

PUB

PUB

PUB

To Top