PUB

Economia

BCV lança novas notas

O Banco de Cabo Verde (BCV) lança, esta segunda-feira, novas notas de 200, 500, 1000, 2000 e 5000 escudos.
O ex-presidente da República de Cabo Verde, Aristides Pereira (falecido), vai ser homenageado na nota de cinco mil escudos, numa edição, que também vai distinguir homens e mulheres da cultura cabo-verdiana.
A «Diva dos pés descalços» Cesária Évora será homenageada na nota de dois mil escudos e o falecido compositor e intérprete do funaná (género musical cabo-verdiano) Codé di Dona com a nota de mil escudos.
A nota de duzentos escudos constitui uma homenagem ao médico e escritor Henrique Teixeira de Sousa. A nota de quinhentos escudos homenageará Jorge Barbosa, um dos fundadores do movimento literário ‘Claridade’.
O ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Démis Lobo, justificava esta emissão de novas notas pelo Banco de Cabo Verde com a necessidade reposição do stock de notas existentes, cujo volume se situa a um nível «muito baixo».
«A última emissão foi há 15 anos e neste momento registam-se ganhos inovadores e tecnológicos e de segurança» justificava o ministro, quando o diploma foi aprovado no Conselho de Ministros.

PUB

PUB

PUB

To Top