PUB

Cultura

Como as representações culturalistas se infiltram no universo político

“Entre os Senhores das Ilhas e as Descontentes: Identidade, Classe e Género na Estruturação do Campo Político em Cabo Verde”, é o nome da segunda obra da socióloga cabo-verdiana Eurídice Monteiro, apresentada esta quinta-feira, 18, no Auditório da Reitoria da Uni-CV. Um trabalho indispensável para quem quer compreender melhor o exercício do poder em Cabo Verde e a forma como as representações culturalistas se infiltram no universo político.
A obra integra parte da tese de doutoramento desta socióloga e professora da Uni-CV, que foi defendida na Universidade de Coimbra, Portugal, em 2013, sob a orientação científica de Boaventura de Sousa Santos e Cecília MacDowell Santos. O livro foi escolhido para ser um dos quatro livros publicados no âmbito da primeira tiragem da Série Brasil & África, sobe a chancela de uma nova linha editorial da Universidade Federal de Pernambuco (Recife/Brasil).
Trata-se, segundo a autora, de uma edição académica, constituída por três colecções (Pesquisas, Ensaios e Clássicos), com o propósito de “ampliar e consolidar o intercâmbio entre o Brasil e os países africanos de língua portuguesa”.
“Entre os Senhores das Ilhas e as Descontentes: Identidade, Classe e Género na Estruturação do Campo Político em Cabo Verde”, apresenta-se como “uma tentativa de analisar o exercício do poder em Cabo Verde e a forma como as representações culturalistas se infiltram no universo político”.
Nesse contexto, Eurídice acrescenta que a obra “estabelece um exercício dialógico entre sociedade, cultura e política neste Estado insular da costa ocidental africana” e para essa análise recorre “tanto à revisitação de uma série de textos ensaísticos e literários, desde o movimento claridoso dos anos de 1936-1960 ao novíssimo movimento de crioulidade, como à observação da dinâmica política contemporânea”.

PUB

PUB

PUB

To Top