PUB

Ambiente

Nova frente de lava mais fluida avança em direcção a Portela

Uma nova frente de lava avançava na madrugada desta sexta-feira, às duas da manhã, 10 metros por hora, em direcção de Portela, povoado de Chã das Caldeiras mais fustigado pela fúria do vulcão do Fogo, que está em erupção desde o dia 23 de Novembro.
Entretanto dada a imprevisibilidade dos acontecimentos esta manhã fonte do governo dava conta de movimentações de lava a 1 metro por hora.
Os especialistas da Universidade de Cabo Verde, que estão no terreno, consideram que a lava, que se apresenta mais fluída, pode, nas próximas horas, destruir o pouco que fica do povoado de Portela.
Entretanto, a lava solidificada de erupção de 1995, pode, de certa forma, desacelerar o avanço da torrente, que se apresenta mais fluída.
Desde 23 de Novembro, a lava já soterrou a parte norte de Portela, a sede do Parque Natural do Fogo, inaugurada em Março deste ano, dois hotéis, uma escola, mais de 30 habitações, cisternas, currais, casas de apoio à agricultura e uma extensa área agrícola e de pastorício, não havendo até agora vítimas a registar.

PUB

PUB

PUB

To Top