PUB

Fogo

Vulcão do Fogo: MpD defende mobilização da comunidade internacional

O presidente do MpD defende que se deve mobilizar a comunidade internacional no sentido de se dar a devida cobertura à situação de emergência provocada pela erupção do vulcão do Fogo. Ulisses Correia e Silva diz ainda que se deve garantir a evacuação em segurança das pessoas que estão a sentir o efeito da erupção do vulcão.
“A nossa preocupação vai no sentido de se garantir todas as condições, que estão neste momento no terreno, para que a evacuação se faça com toda a segurança e eficácia. A vida das pessoas está em primeiro lugar. Também, defendemos a necessidade de se accionar rapidamente a comunidade internacional, num plano de contingência, e tentar angariar recursos que serão necessários, porque há uma actividade económica muito importante à volta do Vulcão que é preciso garantir a sua continuidade para o sustento de diversas famílias. Estamos perante um fenómeno da natureza e nós não temos condições no país para cobrir e fazer face a essas situações que exigirão avultados recursos”, salienta.
O Presidente do MpD avançou que, em conversa tida este domingo com o primeiro-ministro, disponibilizou toda colaboração do partido para que seja criada uma frente comum de mobilização de toda a vontade da comunidade internacional no sentido de se dar a devida cobertura a esta situação de emergência.
“Em concertação com o Governo, poderemos accionar as nossas influências internacionais para que possamos ter uma resposta efectiva. Estou certo de que a comunidade internacional irá responder positivamente a esta emergência que o Fogo vive neste momento”, enfatizou.
Ulisses Correia e Silva, que também é Presidente da Câmara Municipal da Praia, manifestou todo o apoio da sua autarquia, caso houver necessidade.
“Dentro da medida das nossas possibilidades, se houver necessidade para alguma intervenção de emergência, conforme manifestei ontem ao primeiro-ministro, cá estaremos para apoiar. Evidentemente que a Câmara da Praia não tem recursos necessários para cobrir estas situações de emergência, mas eu ponho o foco na mobilização do apoio da comunidade internacional”.
Por último, Ulisses Correia e Silva endereçou uma mensagem de solidariedade à população de Chã das Caldeiras e do Fogo, apelando igualmente a um esforço de todos e sobretudo das autoridades no apoio às populações.
Foto Marcos Rocha

PUB

PUB

PUB

To Top