Home » Actualidades » Vulcão do Fogo em erupção

Vulcão do Fogo em erupção

“Já não há só risco. A erupção já começou há cerca de 10 minutos agora vamos aguardar o desenvolvimento da situação”

O vulcão do Fogo acabou de entrar em  erupção, segundo informações confirmadas à Inforpress pelo  geofísico e estudioso dos vulcões, Bruno Faria, que exerce funções no Instituto de Meteorologia e Geofísica no Mindelo.

“Já não há só risco. A erupção já começou há cerca de 10 minutos agora vamos aguardar o desenvolvimento da situação”, disse Bruno Faria, quando em Cabo Verde contavam 10:16.

O geofísico não adiantou mais dados.

Entretanto,  Arlindo Lima, presidente do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, disse momento antes que à Inforpress ,que o Serviço Nacional de Meteorologia e Geofísica tem acompanhado o evoluir das actividades sísmicas desde há alguns dias, mas a situação piorou a partir deste sábado.

Segundo o mesmo, dada esta situação e em concertação com o presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo e Comando Regional da Polícia Nacional para proceder à retirada ordenada da população para que ninguém seja apanhado de surpresa por uma eventual erupção vulcânica.

Segundo o mesmo, o Comando das Forças Armadas está avisado para em caso de necessidade fazer deslocar um grupo de militares para a ilha para apoiar na operação, e o próprio governo está por dentro da situação, estando os responsáveis da protecção civil a acompanhar o evoluir da situação.

Informações recolhidas pela Inforpress dão conta que a população de Chã das Caldeiras passou a noite fora das suas residências devido aos fortes abalos sísmicos e está manhã, por volta de 09:00 horas registou mais um forte abalo, conforme um morador contactado pela Inforpress.

Na cidade de São Filipe não foi perceptível qualquer actividade sísmica por parte da população.

Fonte: Inforpress

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Publicidade