PUB

Desporto

Qualificação CAN 2015: Tubarões Azuis fazem festa de liderança no grupo F

A selecção nacional de futebol consolidou a liderança F de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN) 2015, ao vencer a selecção do Níger por 3-1, em jogo da quinta e penúltima jornada da prova, disputado este sábado, no Estádio Nacional, na cidade da Praia.  Kuka, Heldon e Júlio Tavares, foram os autores dos golos que garantiram a vitória dos Tubarões Azuis. O tento do Níger foi apontado por Yacouba.
Cabo Verde entrou mal no jogo permitindo uma certa supremacia do Níger que, aos 5 minutos, poderia ter feito funcionar o marcador. Olivier Bonnes não soube aproveitar uma descoordenação defensiva da equipa treinada pelo português Rui Águas, rematando por cima da trave, com a baliza completamente deserta.
Cabo Verde tentou responder através de transições rápidas defesa/ataque, mas os jogadores mais avançados não conseguiam dar sequência às bolas lançadas do meio campo.
As duas selecções saiam para o intervalo empatadas a zero, um resultado que se justificava, dada à fraca produção ofensiva.
Na segunda parte notou-se uma melhoria no jogo ofensivo dos Tubarões Azuis, que fizeram entrar o extremo Garry para o lugar do médio Babanco.
Aos 69 minutos, Kuka fez levantar o estádio ao marcar um grande golo. O avançado do Estoril, livre de marcação, na grande área, rematou colocado fora do alcance do guarda-redes do Níger, Daouda Kassaty.
Quando os adeptos dos Tubarões Azuis ainda festavam o golo, Níger igualava a partida na transformação de um livre, que parecia ser inofensivo. Yacouba aproveitou mais uma descoordenação defensiva, que também contou com a colaboração do guarda-redes Vozinha, para igualar a partida.
Como só a vitória interessava, Rui Águas alargou a sua frente de ataque fazendo entrar Odair Fortes para o lugar de Nuno, enquanto Júlio Tavares substituía Jeffrey.
Perto final da partida, aos 89 minutos, Heldon, que tem marcado sempre ao serviço da selecção, voltou a fazer o gosto ao pé, apontado um grande golo de livre á entrada da grande área, que, mais uma vez, fez levantar o estádio.
Com o Níger completamente desnorteado com o segundo golo de Cabo Verde, Júlio Tavares, já nos descontos, fazia o 3-1, para o delírio dos apoiantes dos Tubarões Azuis.
Logo após o apito final, com a garantia do primeiro lugar no grupo F, os jogadores, equipa técnica e o público festejaram mais esta conquista dos Tubarões Azuis.
A selecção de Cabo Verde inicia este domingo uma longa viagem até Lusaca, onde, na quarta-feira defronta a selecção da Zâmbia, em jogo a contar para a última jornada do grupo F de qualificação para o CAN 2015.
RUI ÁGUAS CUMPRE OBJECTIVO
O seleccionador de Cabo Verde, Rui Águas, radiante com a vitória de Cabo Verde sobre o Níger, que lhe permitiu cumprir o objectivo de liderar o grupo F de qualificação para Campeonato Africano das Nações (CAN) 2015, afirmou que a equipa adversária este à altura, dificultando as acções do Tubarões Azuis, que só conseguiram a vitória, no jogo deste sábado, nos últimos minutos do encontro.
«Dificultou-nos bastante. Subiu muito a sua defesa, exactamente ao contrário daquilo que nós esperávamos», frisou o treinador português considerando que, de qualquer forma, «fizemos um bom jogo e não precisávamos de ter sofrido tanto. Sofre-se mais, mas no fim sabe melhor».
Rui Águas reafirmou a intenção de fazer mexidas “profundas” na equipa que vai defrontar a Zâmbia, no jogo da próxima quarta-feira, a contar para a última jornada do grupo F de qualificação para o CAN 2015.
«Vou cumprir a promessa. E mesmo que tivéssemos perdido ia lançar os jogadores menos utilizados no próximo encontro», sublinhou.
 

PUB

PUB

PUB

To Top