PUB

Política

Ministro da Justiça timorense aguardado em Cabo Verde

O ministro da Justiça de Timor-Leste chega a Cabo Verde na próxima semana para discutir novos moldes de cooperação judicial, depois da aprovação de resoluções pelo Governo que culminaram com a expulsão de magistrados. Dionísio Babo vai fazer o mesmo com as autoridades portuguesas, antes de viajar para o arquipélago.
A informação da viagem do ministro para Portugal e Cabo foi dada aos jornalistas pelo primeiro-ministro, Xanana Gusmão, depois de um encontro com o Presidente timorense, Taur Matan Ruak, na quinta-feira.
“Informei o Presidente que o ministro da Justiça viaja no dia 15 para a Portugal e para Cabo Verde para discutir novos moldes de cooperação para o sector da Justiça em Timor-Leste”, afirmou Xanana Gusmão.
O Governo de Timor-Leste ordenou no dia 03 a expulsão, no prazo de 48 horas, de oito funcionários judiciais, sete portugueses e um cabo-verdiano.
No dia 24 de outubro, o parlamento timorense tinha aprovado uma resolução a suspender os contratos com funcionários judiciais internacionais “invocando motivos de força maior e a necessidade de proteger de forma intransigente o interesse nacional” e outra a determinar uma auditoria ao sistema judicial do país.

PUB

PUB

PUB

To Top