PUB

Economia

Barragem Canto da Cagarra: Traz nova esperança às gentes de Santo Antão

A barragem Canto da Cagarra, a primeira da ilha de Santo Antão, foi inaugurada este sábado, 15, numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministro, José Maria Neves. Uma obra que afigura-se, para os intervenientes na cerimónia, como o renovar das esperanças para a agricultura na ilha das montanhas.
Mesmo sem nem um pingo de água, já que a chuva resolveu neste ano mostrar-se ingrata, o acto de inauguração da imponente Barragem do Canto da Cagarra pareceu ter caído nas graças de todos os presentes, que aparentavam estar deveras satisfeitos.
Em clima de festa e ao som do rufar dos tambores do San Jon, música com os Cordas do Sol e teatro, os discursos também revelaram-se bem optimistas. Desde do presidente da Associação de Chã de igreja, Humberto Alves, que considera a barragem “um alimentar de esperanças” para transformar a qualidade de vida da população daquele vale.
Continuando, também no cultivo da esperança, o presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande, coloca a confiança que no próximo ano a barragem há-de encher-se e fazer “engrandecer a agricultura, fazer perspectivar Santo Antão como uma ilha de potencialidades que pode dar o contributo para o desenvolvimento de Cabo Verde”.
Por sua vez, o primeiro-ministro optou por mostrar que “o caminho se faz caminhando”. Por isso, conforme José Maria Neves, que o Governo tem investido tanto em infra-estruturas como portos, aeroportos, estradas e barragens. Para terminar o chefe do Governo declamou um poema de António Nunes com menção que os sonhos de Cabo Verde estão a ser realizados.
O acto de inauguração foi precedido por uma visita às obras da Bacia Hidrográfica da Ribeira da Torre, em andamento e com um custo de 185 mil contos. E após a festa da Barragem do Canto da Cagarra, a comitiva dirigiu-se para João Afonso onde seriam entregues casas construídas de raiz e reabilitadas, no quadro do projecto Esperança.
Também foram entregues as primeiras chaves do Complexo Casa para Todos em Ponta do Sol, para as classes B e C. Ainda aproveitou-se para se fazer a selecção de novos beneficiários.
 

PUB

PUB

PUB

To Top