PUB

Ambiente

PM lança sistema de abastecimento de água na ilha de Santiago

O Projecto de Desenvolvimento do Sistema de Abastecimento de Água na Ilha de Santiago (PDSAAIS) é apresentado esta quarta-feira, numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministrocabo-verdino, José Maria Neves.
O projecto consiste na melhoria da capacidade de produção e distribuição de água na ilha de Santiago, através do recurso a instalação de duas unidades de dessalinização por osmose inversa, nos municípios da Praia e São Miguel com a capacidade de produção de 20.000 m3 de água potável, por dia, cada uma.
A produção dessas unidades será distribuída aos restantes concelhos de norte a sul da ilha, construindo diversos reservatórios de grandes dimensões em todos os Municípios da ilha de Santiago.
A execução do projecto está a cargo do Ministério do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território, através da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANAS) e do Ministério do Turismo, Investimentos e Desenvolvimento Empresarial através da UGPE – Unidade de Gestão de Projectos Especiais, responsável pela implementação.
Com um orçamento que ronda os 200 milhões de dólares (cerca de 160 milhões de dólares), financiado pela Agência Japonesa da Cooperação Internacional – JICA em 150 milhões de dólares (cerca de 120 milhões de euros) e a outra parte pelo Governo de Cabo Verde e outros parceiros.
O projecto será executado entre 2014 e 2020 por consórcio de empresas Japonesas e Cabo-verdianas seleccionadas através de Concurso Internacional.

PUB

PUB

PUB

To Top